Colégio Estadual de Vila de Abrantes estimula pesquisas sobre história e cidadania

Identificar a participação da juventude brasileira nos principais momentos que resultaram em mudanças sociopolíticas na história do País ao longo do século XX. Esse é o objetivo da segunda edição do projeto Tecendo Cidadania, que acontece nesta quinta e sexta-feira (12 e 13/12), no Colégio Estadual de Vila de Abrantes (Ceva), em Camaçari.

O Tecendo Cidadania marca a culminância dos projetos realizados durante o ano letivo com o tema Juventude, Música e Protesto e que mobilizaram a comunidade estudantil em torno de pesquisas bibliográficas, de campo e documental. As pesquisas resultaram na construção de relatórios para a concepção do trabalho.

"Todos os estudantes, dos três turnos da escola, foram envolvidos neste projeto. Os alunos realizaram vasta pesquisa orientada pelos professores de linguagens e ciências humanas. Agora, nestes dois dias, eles apresentam o resultado desta aprendizagem”, explica o diretor Adriano Sousa. Ele também destaca a participação comprometida dos estudantes. “O projeto está consolidado. No ano passado, tivemos um tema sobre meio ambiente. O objetivo é seguir com novas edições”, ressalta.

Entre os participantes, está a estudante Kimberly Conceição, que ficou responsável pela coreografia da dança apresentada no evento. “Minha equipe ficou responsável pelas décadas de 30, 40 e 50. Pesquisamos as músicas, danças e formas de vestir destas épocas”, diz a estudante. Conceição destaca ainda a importância de participar do projeto. “A concepção do trabalho nos faz conhecer a história do nosso País, saber como pensavam naquele tempo”, diz.

Também fazendo parte do projeto, a estudante Bianca Maciel participou da confecção do cenário que serve de pano de fundo para as apresentações. “A nossa história é muito rica e é uma obrigação conhecê-la,” afirma. A aluna comenta outra vantagem do trabalho. “Nossa equipe foi formada por 22 pessoas. Por isso, temos a oportunidade de trabalharmos em grupo, desenvolvendo um projeto importante para todos”, conclui.