Colégio Estadual Duque de Caxias ganha espaços para desenvolvimentos de aptidões artísticas e jogos

Os estudantes do Colégio Estadual Duque de Caxias e a comunidade do bairro da Liberdade, em Salvador, iniciaram o ano letivo com novidades. A escola ganhou, nesta terça-feira (11/03), duas novas salas: uma de artes e outra de jogos. Atendendo antigas demandas da unidade de ensino, os ambientes irão funcionar, ao mesmo tempo, como espaço formativo e de integração para estudantes, professores, funcionário e comunidade do local.

De acordo com a professora de artes, Rita Pinheiro, a sala de artes é um espaço pensando para abrigar diferentes linguagens artísticas. “Esta é uma sala para trabalhar a literatura, teatro, performance, teatro de bonecos, o intercâmbio com artistas e o que mais pudermos abrigar. Temos uma estrutura que vai ficará montada permanentemente, para que não só os estudantes, mas também a comunidade possa usufruir. Aqui, nós já recebemos pessoas de 5 a 102 anos”, afirmou a professora.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
O espaço também foi elogiado pelos alunos. “As aulas de artes são um incentivo para as pessoas que se sentem deprimidas, porque elevam a autoestima. É muito bom participar, me traz felicidade”, avalia a estudante Hanna Letícia Carvalho de Carvalho, 14 anos, aluna do 2º ano do ensino médio. A estudante começou a se dedicar ao teatro de bonecos, em 2013, por meio de oficinas ministradas na unidade de ensino, e agora já se apresenta nos eventos escolares.

A inauguração das salas contou com performances cênicas, apresentação de teatro de bonecos, exposição de figurinos e de obras de arte produzidas pelos estudantes.

Jogos e recreação – Já a sala de jogos do Duque de Caxias, vai abrigar tabuleiro de Xadrez e de Dama, Ludo, Dominó, Tênis de Mesa, Totó e Futebol de Botão. São atividades recreativas que estimulam o raciocínio lógico do estudante e, também, prepara os jovens para a participação em campeonatos, como o Torneio Intercolegial de Duque de Caxias, realizado pela escola desde 1997, e os Jogos Escolares da Rede Pública (Jerp), promovido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia.

Finalista do Jerp em 2013, Milena Oliveira da Costa, 16 anos, estudante do 3º ano do ensino médio, acredita que a sala vai reforçar a preparação para os Jogos de 2014. “Antigamente, a gente tinha que treinar onde dava. Agora, nós temos o nosso lugarzinho para nos preparar com tranquilidade. Aqui não tem gente correndo, não tem agonia. Isso vai nos ajudar bastante”.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
A professora de educação física, Rita de Cássia Beanes, recorda que, inicialmente, a ideia era criar uma sala apenas de xadrez. “Mas os estudantes tinham certa resistência ao jogo. Então, decidimos inserir outras atividades, até mesmo como estratégia, para aproximar os estudantes do xadrez”, disse.

Educação Integral – Segundo a diretora da unidade, Eliete Silva, as atividades promovidas nas salas de artes e jogos estão incluídas no Projeto de Educação Integral, que está sendo implantado na Escola. Em 2014, as turmas que iniciaram o 1º ano do ensino médio já se matricularam para estudar em tempo integral. “Estamos criando espaços nos quais os nossos estudantes poderão desenvolver suas habilidades e aptidões”, declarou a gestora, frisando a importância da abertura da escola para a comunidade. “Acredito numa escola viva, que é a escola aberta para a comunidade”.