Colégio Estadual em Dom Macedo Costa inaugura biblioteca com mais de 5 mil livros

A comunidade escolar do Colégio Estadual Eraldo Tinoco Melo, no município de Dom Macedo Costa, possui à disposição uma nova biblioteca. Com um mobiliário renovado, computadores e acervo de cinco mil livros, sendo literários, técnicos e pedagógicos, o espaço tem como objetivo incentivar o acesso à leitura e democratizar o uso da internet para pesquisas e trabalhos de escola. O local está disponível para utilização, de segunda a sexta-feira, nos turnos vespertino e noturno.

O novo espaço agradou os estudantes, que analisam o ambiente como um local para adquirir novos conhecimentos. Para Pedro Sampaio, 16, do 3º ano do Ensino Médio, a iniciativa soma qualidade para o ensino. “Achei um espaço aconchegante e importante para a escola. O acervo garante aos alunos o acesso à literatura e incentiva a leitura”.

Da mesma série, Mayane Rodrigues, 17, comentou sobre a possibilidade da biblioteca trazer para vida estudantil conteúdos diferentes. “Fora do colégio ficamos ligados ao celular e aqui temos contato com outras formas de conhecimento, é uma possibilidade a mais para todos nós”. O sentimento positivo  também é de Thiago Serra, 18, estudante do 3º ano. “Muitas pessoas precisam de livros e não conseguem e aqui temos uma coletânea de obras para escolher, isso é ótimo”.

De acordo com Alessandra Santana, coordenadora do Livro Didático e Biblioteca da Secretaria da Educação do Estado (SEC),  a biblioteca conta com um acervo de obras literárias formado por diversos gêneros. “Implantamos uma biblioteca com um layout moderno equipada com equipamentos tecnológicos e oferta de Internet para a pesquisa escolar, seleção de obras literárias e pedagógicas. O equipamento cultural além de incentivar a formação de leitores, é um suporte para pesquisa escolar, iniciação científica, ensino e aprendizagem. Dessa forma, pretende-se democratizar a informação, desenvolver habilidades e competências dos estudantes”.