Colégio estadual incentiva a valorização esportiva com campeonato de skate e festival de capoeira

Os estudantes chegavam ao pátio da escola com seus skates nas mãos e ali permaneciam envolvidos com a atividade esportiva, sem um momento e local específicos. Percebendo essa realidade, o professor de educação física, João Vicente Novaes, decidiu fazer um projeto de valorização esportiva com foco no skate. O trabalho com os estudantes gerou o I Campeonato de Skate da Escola Estadual Raul Sá, em Mussurunga.

O evento, que aconteceu no sábado (17/08), integrou a programação esportiva dos Jogos Estudantis da Rede Pública, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Em seguida, aconteceu o I Festival de Capoeira, com a participação de cinco grupos da comunidade local.

A diretora da escola Raul Sá, Liliane Fonseca do Carmo Viterbo, ressalta que o campeonato de skate deverá fazer parte do calendário regular da unidade de ensino. “A proposta visa uma conscientização dos estudantes no sentido de transformar suas habilidades esportistas em algo mais produtivo, levando-os a entender que o skate, no caso, deve ser praticado de forma organizada e disciplinada”, afirma a gestora.

Apaixonado por skate, o estudante Pablo César Anunciação, 14 anos, 7ª série, diz estar “muito ansioso” para participar do campeonato. “É o sétimo evento que participo e já fui campeão algumas vezes, mas esse não sei se vou ganhar porque tem muita gente boa aqui”, afirma. Para ele, praticar o esporte é uma terapia, apesar das eventuais quedas. “O skate me deixa calmo, relaxado, tira o estresse. De vez em quando a gente cai, mas levanta e anda de novo”.

O festival de capoeira, por sua vez, nasceu com a proposta de agregar todos os grupos da comunidade em torno de um evento de grande riqueza cultural. “Antes dessa iniciativa, havia uma dificuldade de diálogo entre os mestres de capoeira. O projeto conseguiu uni-los e estão todos participando com respeito entre si” afirma a diretora. Os capoeiristas irão apresentar as diversas modalidades, como maculelê, samba de roda e puxada de rede.

O primeiro lugar do I Campeonato de Skate ganhará um troféu e um skate; o segundo lugar, um kit de proteção (joelheira e cotoveleira) e o terceiro lugar, um boné. Todos os vencedores ganharão medalhas.