Colégio Estadual Ypiranga comemora 24º aniversário

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

A comunidade escolar do Colégio Estadual Ypiranga, no bairro 2 de Julho, em Salvador, comemora, nesta segunda-feira (11/4), o 24º aniversário da unidade escolar. Com o sentimento de que a escola pública é um bem de todos e, por isso, é preciso valorizá-la, professores, estudantes e funcionários se uniram na promoção da festa, que teve como lema a campanha ‘Eu amo a escola pública’, lançada pelo Governo do Estado, no início deste ano letivo, dentro do Programa Educar para Transformar.

Durante os festejos os estudantes protagonizaram apresentações musicais e de poesia e participaram do concurso de melhor imitação do poeta Castro Alves, morador da casa onde funciona a unidade. “A festa foi organizada pelos próprios alunos, com o objetivo de estimular o protagonismo estudantil e a autonomia deles”, contou a diretora do colégio, Rosa do Amparo.

A gestora explicou que o objetivo de relacionar a comemoração do aniversário à campanha ‘Eu amo a escola pública’ foi fazer com que os estudantes reconheçam a sua escola como um espaço de construção da cidadania. “Com esta iniciativa, estamos contribuindo para que, cada vez mais, a escola pública se torne um referencial na vida deles. Fazemos um trabalho cotidiano de estimular a afetividade. Então, os nossos estudantes mantêm um relacionamento muito familiar e, como temos Educação Integral, a escola é mais do que a extensão da casa deles”, disse a diretora.

O estudante Luís Carlos Correia, 14 anos, 8º série, confirmou: “Eu amo o meu colégio, que é como se fosse a minha casa, a minha família. Temos que valorizar a escola pública porque é aqui que aprendemos tudo que vamos levar para a vida”. O aluno Wesley Leite, 18 anos, 2º ano também é só elogios para o Ypiranga: “Moro na Paralela, mas não abri mão de estudar aqui porque temos os melhores professores. Amo a minha escola. Ela faz parte da minha história”.

A professora de História, Doris Souza, ressaltou que o Colégio Ypiranga é um referencial “muito importante”, também, para a comunidade do bairro e do entorno. “A nossa escola traz vida, educação, conhecimento, contribuindo para a melhoria da autoestima dos filhos dessas famílias, que são as nossas parceiras”. A professora de Geografia, Aurelielza Santos, complementou: “Aqui é um espaço de grandes memórias, uma casa que teve como morador o ilustre poeta Castro Alves. O nosso colégio, também, tem o orgulho de ver muitos de seus alunos, hoje, na faculdade”.

História
O Colégio Estadual Ypiranga funciona no Solar do Sodré, no bairro 2 de Julho, em um imóvel do século XVII, que foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1938. O local serviu de residência para o poeta Castro Alves (1847-1871), em seus últimos anos de vida.