Colégio Luiz Viana comemora aniversário de 50 anos com entrega de kit para fanfarra

A sexta-feira (18) foi marcada por muita animação e música no Colégio Estadual Luiz Viana, no bairro de Brotas, em Salvador. Pela manhã, a fanfarra escolar CLV recebeu o kit com 15 instrumentos de sopro no auditório da escola com a presença dos alunos, professores e demais funcionários da instituição.

A cerimônia de entrega dos instrumentos contou com apresentação musical dos estudantes, bate-papo e declamação de poesia, que foi bastante aplaudida pelo público. Segundo a diretora da escola, Soane Nascimento, o kit com trompetes, trombones e trompas é um grande presente para comemoração do aniversário do colégio, que é uma das instituições contempladas pelo Projeto Escola Culturais e completa 50 anos este ano. “Estamos muito agradecidos pela doação. Desde que assumi a gestão, tenho sonhado em refazer a fanfarra CLV e, agora, com este benefício, vamos retomar nosso projeto. É um presente para todos nós”, comemorou.

A ação, promovida pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), busca requalificar as fanfarras de colégios estaduais da capital e interior da Bahia. Há cinco anos, o trompetista Rafael Souza é membro da CLV e conta que participar da fanfarra gerou muitos aprendizados. “É uma coisa boa e priva a gente de fazer coisa errada por aí”, disse, satisfeito por saber que os ensaios já recomeçam a partir da semana que vem. “Passamos por muitas dificuldades, mas o que queremos agora é ensaiar, e os instrumentos vão facilitar muito para a gente”, frisou o mestre da CLV, André Luís Queiroz.

A cerimônia no Luiz Viana também contou com a presença de Ana Vilas Boas, coordenadora da ação na SJDHDS; o maestro do Neojiba, Helder Passinho; Paulo Nascimento, coordenador cultural da escola e os representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Frederico Lacerda,  e da Secretaria de Educação (Sec), Néia Andrade.

Juventude - Além da entrega de instrumentos, o coordenador de Políticas para a Juventude (Cojuve) da SJDHDS, Jabes Soares, e o integrante da Cojuve, Caruso Costa, conversaram com os estudantes sobre participação e protagonismo juvenil. “Estamos entregando esses instrumentos para a escola de vocês, mas também queremos dizer a vocês para buscar seus espaços, protagonizarem suas histórias e construírem caminhos para um futuro promissor”, ressaltou Costa.

Durante a manhã, os alunos também aproveitaram para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e se cadastrar no Programa Identidade Jovem (ID Jovem) com o apoio da Caravana da Juventude da SJDHDS, que leva cidadania e participação social democrática para os alunos da Rede Pública Estadual de Ensino.