Colégios da rede estadual desenvolvem projetos multidisciplinares voltados para temas ligados à Copa do Mundo

Enquanto o Brasil se prepara para ser palco da Copa do Mundo 2014, a partir de 12 de junho, o tema futebol vem funcionando como meio para que estudantes da rede estadual de ensino trabalhem em sala de aula aspectos culturais, geográficos, históricos e socioeconômicos dos países participantes. A ideia é que projetos multidisciplinares sejam desenvolvidos com o envolvimento de toda a comunidade escolar, tendo os estudantes como protagonistas.

No Colégio Estadual Antônio Inácio de Oliveira, no município de Wanderley (740 km de Salvador), por exemplo, os estudantes do ensino médio realizam o projeto A Copa do Mundo – Olhares e Reflexões, por meio do qual questões como o exercício da cidadania e o racismo estão sendo debatidos. Já no Centro Estadual de Educação Profissional em Logística e Transporte (Ceep) Luiz Pinto de Carvalho, no bairro de São Caetano, em Salvador, o destaque é a I Copa de Futsal Misto, que acontece nesta quarta-feira (14/5).

“O futebol está presente na vida dos brasileiros de maneira efetiva, e tem se transformado numa linguagem por meio da qual as pessoas se reconhecem. Trata-se de um patrimônio cultural que identifica o povo brasileiro. O nosso projeto tem a intenção de trabalhar não só a mágica e o encantamento que existe numa Copa do Mundo, mas também proporcionar aos estudantes do ensino médio a discussão sobre todas as questões que envolvem a realização da Copa em um país”, destaca a diretora do Colégio Estadual Antônio Inácio de Oliveira, Elenice Rios.

CEEP Luiz Pinto de Carvalho

A gestora explica que o projeto trabalha com subtemas divididos por disciplinas. “Estamos pontuando questões como a dimensão do futebol como cultura, situando-o em um determinado contexto histórico;  a relação entre o futebol e a economia; o repúdio à violência que acontece entre jogadores e torcedores de futebol; o racismo, destacando as ações da Fifa e outras entidades esportivas para coibir atos de racismo no campo e os contextos e as conjunturas históricas que cada Copa ficou inserida, a exemplo da crise de 1929, entre outros assuntos”, enumera.

Cordel e paródia – Para a estudante Érica Oliveira, 16 anos, do Colégio Estadual Antônio Inácio de Oliveira, o projeto, inusitado para ela, tem sido proveitoso. “Fiz um cordel chamado Valores sociais e uma paródia da música Eu quero só você (de Jorge e Mateus), que batizei de Racismo, um tema, hoje, muito ligado às partidas de futebol”, conta. O colega, Tiago Freitas de Souza, 15 anos, também afirma que o trabalho está sendo uma experiência interessante. “O futebol tem sido o foco de várias disciplinas, dentro do projeto. Nas aulas de Física, por exemplo, estudamos a força dos jogadores sobre a bola e nas de Química estudamos o doping e os efeitos de certas substâncias no corpo dos jogadores. Estudamos, também, a geografia dos países participantes”, relata.

A culminância do trabalho, informa a gestora, se dará com as turmas divididas em equipes. Cada uma fará um projeto de pesquisa relativo a um país, enfocando pontos como história e fatos recentes dos países, extensão e dimensão territorial, população, nacionalidade e origens, entre outros.

Futsal misto – O professor de Educação Física do Ceep Luiz Pinto de Carvalho, Sílvio Roberto, observa que a Copa sugere um olhar para a diversidade cultural em que os países se encontram para realizar uma grande competição de futebol. “Movidos por essa emoção, os alunos e alunas dessa unidade entraram no clima da Copa do Mundo e estão empolgadíssimos”.

Idealizador da I Copa de Futsal Misto, o docente enfatiza que participarão do evento meninos e meninas. Cinco turmas entrarão em campo nesta quarta-feira (14/5), a partir das 13h30, representando o Brasil, Argentina e Holanda, Portugal e Espanha. “Além do jogo, teremos uma apresentação cultural e um momento gastronômico por meio de uma amostra culinária com comidas típicas de cada país representado, preparadas pelos próprios alunos”, complementa o professor Sílvio Roberto.

Para a realização do projeto, explica o professor, os estudantes foram divididos em comissões: Ética, Divulgação, Organizadora de Torcida, Alimentação e Degustação, Técnica e Avaliação. “Os alunos da Comissão de Divulgação, por exemplo, estão empenhados na confecção de cartazes, convites, folders e faixas, além da elaboração de textos para as redes sociais”.