Colégios da rede estadual participam de atividades no Festival Bairro-Escola Rio Vermelho

Foto: Acervo pessoal

Os colégios estaduais Manoel Devoto, Alfredo Magalhães, General Dionísio Cerqueira e Euricles de Matos vão participar da terceira edição do Festival Bairro-Escola Rio Vermelho que acontece sexta-feira (23), às 8h, na Praça Pau Brasil, no Rio Vermelho. O evento de integração entre escola e comunidade, como prevê o programa Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, busca promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens por meio da ampliação das oportunidades educativas do bairro.

Como parte das ações, o festival contará com atividades como rodas de conversas, jogos, contação de histórias, oficinas, brincadeiras tradicionais e apresentações culturais. O estudante Vitor Cruz, 15 anos, do Colégio Estadual General Dionísio Cerqueira está animado em participar do festival. “Frequento aulas de capoeira no colégio e irei fazer uma apresentação na praça para toda a comunidade”. A estudante Raiza Souza Santos, 15 anos, vai declamar o poema de sua autoria ‘Me aceite como sou’. “Além do poema, também irei dramatizar uma situação sobre discriminação. Vai ser muito bom mostrar o meu talento fora da escola”, disse entusiasmada.

De acordo com a professora de Inglês, Maria Vitória Monteiro, do Colégio Estadual Manoel Devoto, é a primeira vez que a unidade participa do festival. “Os alunos confeccionarão marcadores de textos com mensagens de incentivo à leitura escritas em inglês e português, para serem deixados nos livros expostos na praça”, informa a professora, acrescentando que a atividade busca integrar a comunidade com a escola. “Essa atividade foi pensada com o intuito de levar para além dos muros da escola uma atividade curricular lúdica e que interaja com pessoas da comunidade. É uma forma de ocupação criativa e consciente dos espaços públicos do Rio Vermelho, convergindo conceitos de educação, cultura e comunidade”, destacou a educadora.

Festival
Desde 2012, que a articulação comunitária “Bairro-Escola Rio Vermelho”, desenvolvida pelo Instituto Inspirare, em parceria com a Cipó Comunicação Interativa, vem atuando como parceira das escolas públicas da região. A ideia do projeto é promover o conhecimento a partir das experiências dos moradores dos bairros Rio Vermelho e Federação, considerando seus saberes e histórias de vida.