Começa o IX Encontro Estudantil do Território Velho Chico

A praça Marechal Deodoro, em Bom Jesus da Lapa (a 796 Km de Salvador), no Oeste baiano, sedia o IX Encontro Estudantil do território Velho Chico, que traz o tema “Gregório de Matos: do Barroco ao Contemporâneo”. O evento, que segue até sexta-feira (22), é o maior encontro de estudantes das escolas de 16 municípios, que fazem parte do Núcleo Territorial de Educação de Bom Jesus da Lapa, e a culminância dos projetos estruturantes de arte e cultura, promovido pela secretaria da educação.

“É uma satisfação prestigiar as apresentações dos projetos estruturantes desenvolvidos pela Secretaria de Educação, aqui em Bom Jesus da Lapa. Os estudantes se dedicam muito aos projetos e isso é de grande importância, pois a escola é a fonte de criação onde os estudantes podem abordar diversas temáticas, através das artes, e desenvolver o protagonismo estudantil”, afirmou a Diretora do NTE 02, Ayrleide Maria Miranda.

A abertura do encontro, realizada nesta quarta-feira (20), contou com a apresentação do Coral Nobres Barranqueiros, do Colégio Luís Eduardo Magalhães, e em seguida foi a vez dos estudantes do Colégio Estadual Monsenhor Turíbio Vilanova, com o cordel homenageando o “Boca do Inferno” e do Colégio Estadual São Vicente de Paulo, com o grupo de dança ‘Afrodança’. “Esse encontro mostra a forma como os alunos interagem na escola. É a maneira do aluno mostrar seu talento e seu relacionamento com a cultura e a arte dentro da escola”, pontua Camila de Souza, 3º ano, do Colégio Luis Eduardo Magalhães.

Para o diretor do Colégio Estadual de Igaporã (a 802 Km de Salvador), Waldir Barros, essa é a hora dos estudantes manifestarem seu lado criativo e, com isso, expressarem a cidadania através das artes. “Este evento é um encontro de diversas manifestações criativas dos nossos alunos, representando o crescimento da educação regional como forma de construção da cidadania através das artes”, parabeniza.

Acompanhe a programação:

Dia 21 de setembro
Local: Teatro Municipal Professora Ivonildes de Melo
13h – Exibição dos vídeos dos Projetos Produção de Vídeos Estudantil (Prove)
Local: Praça Marechal Deodoro da Fonseca
18h – Apresentação da Mostra de Dança Estudantil (Dance) e do Encontro de Canto Coral Estudantil (Encante).

Dia 22 de setembro
Local: Teatro Municipal Professora Ivanildes de Melo
13h – Apresentação do Festival Estudantil de Teatro (Feste)
Local: Praça Marechal Deodoro da Fonseca
18h – Apresentação do Festival Anual da Canção Estudantil (FACE) e projeto Tempos de Arte Literatura (TAL)
22h – Encerramento com a entrega da premiação.