Complexos Integrados de Educação abordam contexto histórico dos festejos juninos e homenageiam Luiz Gonzaga

Com muito forró e prosa, os educadores dos Complexos Integrados de Educação (CIEs) -  unidades pertencentes à Secretaria da Educação do Estado (SEC) - participaram, neste sábado (26), de mais uma edição do "Projeto Conexões - Estação do Saber". O encontro virtual teve como convidados o doutor em Educação, Miguel Almir de Araújo, que abordou o contexto histórico por trás dos festejos juninos, e o psicólogo, professor e músico Valney José, que fez uma homenagem musical a Luiz Gonzaga (1912-1989).

A iniciativa, desenvolvida pelos CIEs, visa fortalecer a rede colaborativa de ações, o conhecimento e o protagonismo estudantil. O coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, foi o responsável pela mediação da live, que foi transmitida no YouTube e pode ser conferida no endereço https://bit.ly/3juz7ov.

Segundo Miguel Almir, professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e pesquisador das culturas sertânicas, as celebrações dos festejos juninos se originam de rituais pagãos europeus, que foram incorporados pelo cristianismo. “Ao serem trazidas para o Brasil, estas celebrações foram reinventadas no contexto de nossa diversidade cultural, tomando feições próprias. Enraizadas em nossas expressões culturais, as tradições juninas (forró, quadrilha, fogueira, comidas típicas) estão entranhadas na alma e no coração de nossa gente, traduzindo alegria e, com certeza, magia e encantação, além de animação do estar juntos e do vigor de nossa identidade e diversidade cultural”.

Vaney José contextualizou a história das canções de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, com a história de vida do cantor, compositor e sanfoneiro. “Ao cantar sua história, Luiz conta a de muitos nordestinos e suas canções refletem a vida dessas pessoas. Sua obra musical é imortal e tem grande importância, assim como as obras literárias "Vidas secas", de Graciliano Ramos, e "O quinze", de Eça de Queiroz. Ele foi um retirante que migrou para o Sudeste do país em uma época em que muitos nordestinos, fugindo da fome e da seca com todos os seus efeitos, buscavam uma vida melhor no Sul do país”, afirmou.

Sobre os CIEs - Os Complexos Integrados de Educação funcionam em Porto Seguro, Itamaraju e Itabuna, em parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), e em Ipiaú, Eunápolis e Caetité, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Os CIEs têm buscado planejar, executar e avaliar um

conjunto de ações inovadoras em conteúdo, método e gestão, direcionadas à melhoria da oferta e da qualidade do Ensino Médio, na proposta de ensino integral.

O projeto Conexões disponibiliza o número do Whatsapp (71 996754220) para estreitar, ainda mais, a comunicação com a comunidade escolar. Por esta ferramenta são passadas informações sobre a formação de grupos por escolas, sobre o envio das atividades do Conexões, além do envio dos card e estabelecida uma linha direta com os estudantes e os líderes de classe.