Comunidade de Senhor do Bonfim comemora a chegada da primeira unidade do CJCC no interior

Em clima de comemoração, professores, estudantes, gestores, autoridades e comunidade se reuniram na Gamboa, maior bairro de Senhor do Bonfim (375 km de Salvador), nesta segunda-feira (12/5), para receber a primeira unidade do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) no interior do Estado. O espaço é preparado para atender, inicialmente, cerca de 500 estudantes do ensino médio, e conta com sete salas de aula, sala de cinema, sala de games, refeitório e um quadro de nove professores e 16 monitores, ofertando uma diversidade de atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, em três turnos.

As boas-vindas foram dadas pelos jovens músicos da Filarmônica União dos Ferroviários Bonfinenses, e, no decorrer da inauguração, o público conheceu o espaço, participou de micro-oficinas, de um Tour Científico e conheceu experimentos como o Túnel Infinito e a Caixa Preta. Construído pela equipe do CJCC Senhor do Bonfim, o Túnel, erguido com livros, utiliza a refração da luz através do espelho para provocar ilusão de ótica. Já a Caixa Preta, mistura arte e ciência com o uso de hologramas, quimioluminescência, light paint e vídeos interativos, possibilitando a imersão do estudante no campo da ciência, em um espaço com quatro ambientes e de fácil compreensão.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

Esta é a segunda unidade do CJCC no Estado. A primeira funciona no Colégio Estadual da Bahia (Central), em Salvador. O subsecretário da Educação do Estado, Aderbal de Castro, ressaltou a importância do Centro Juvenil para a política de educação integral do Estado. “O CJCC reforça a ideia da Educação Integral, que vem sendo desenvolvida pela Secretaria da Educação. Além de promover atividades culturais e o acesso dos estudantes ao conhecimento científico, esse espaço cresce na medida em que consegue estabelecer, também, a parceria com outras instituições, como as universidades e centros de pesquisa, e com a sociedade civil”, declarou.

Para o coordenador do Centro Juvenil de Ciência e Cultura, Iuri Rubim, “essa é uma escola que nasce sem estudantes porque seus alunos vão chegar de outras unidades de Senhor do Bonfim e da região. Por isso, esse momento de inauguração é extremamente importante para apresentar esse espaço aos estudantes e professores e despertar neles um incômodo bom”.

Expectativa – Impressionados com os experimentos, os estudantes circulavam pelos espaços, interagindo com os objetos. “Tudo aqui chama a atenção porque não encontramos essas coisas em qualquer lugar. A minha expectativa é que, aqui, a gente possa aprender de forma ainda mais dinâmica”, contou o estudante do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Senhor do Bonfim, Marcos Vinícius da Silva Nogueira, 16 anos.

Localizado na Rua Cantídio Duarte, nº 87, O CJCC de Senhor do Bonfim vai oferecer as oficinas: Contação de Histórias, Games, Universo e seus Mistérios, Sem Morder a Língua (cursos de idiomas – inglês e espanhol) e Raio X da Ciência. Entre as atividades oferecidas, o espaço conta, ainda, com um Cineclube, um Sarau Musical Temático (o Quintoria) e uma Trilha pelo Jardim do Conhecimento, uma área dedicada à exposição de experimentos científicos e educacionais. Durante a Trilha, inspirada no jogo Pac-Man, os estudantes interagem com as peças e têm contato com a demonstração de fenômenos e conceitos científicos envolvidos em cada experimento, aprendendo, também na prática, o que é ensinado em teoria na sala de aula.

Inauguração da Direc – Além do Centro Juvenil de Ciência e Cultura, Senhor do Bonfim também contou, nesta segunda-feira (12/05), com a entrega da obra da Diretoria Regional de Educação do município (Direc 28), que abrange as cidades de Campo Formoso, Itiúba, Andorinha, Filadélfia, Jaguarari, Pindobaçu, Senhor do Bonfim, Ponto Novo, Antônio Gonçalves. O espaço tem 11 salas e, ainda, sala para reuniões, copa, estacionamento e uma área para eventos. “A nova sede vai melhorar não apenas as condições de trabalho dos nossos 54 funcionários e dos professores que recorrem à Direc, mas também, o atendimento à nossa população”, declarou o diretor Helder Amorim.