Comunidade do Colégio Estadual Vitor Soares comemora 100 anos da instituição

Palavras-chave:
Fotos: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Referência de educação inclusiva na Bahia, o Colégio Estadual Vitor Soares, localizado no bairro da Ribeira, em Salvador, iniciou, nesta quarta-feira (3/4), a programação de comemoração do centenário da unidade escolar. As atividades incluem apresentações musicais, dança, recitais de poesia, além de torneio de futsal e a realização do Simpósio “Novos Caminhos da Educação Inclusiva na Bahia”, com representantes do Ministério Público da Bahia (MP-BA) e do Conselho Estadual de Educação (CEE-BA). As festividades seguem, até esta sexta-feira (5/4).
 
A unidade escolar tem 1.502 estudantes matriculados, sendo que 40% têm necessidades especiais. Para o diretor Ivan Pedreira, o grande diferencial da escola é a preparação para que o estudante tenha autonomia. “Além das aulas do currículo regular, esportes e das oficinas de artesanato e de música, temos no nosso currículo a disciplina “Fazeres do Lar”, quando ensinamos a eles como se virarem no cotidiano em casa. Oferecemos, ainda, aulas de higiene pessoal e de gastronomia adaptadas para o aprendizado de Matemática, Português, História e Geografia. Isso promove um grande crescimento na qualidade de vida dos alunos, sejam eles de necessidades especiais ou não”, explica.
 
Segundo o diretor, outro diferencial é a formação dos educadores e a integração da escola com as famílias. “Todos os nossos professores são especialistas em Educação Inclusiva e temos uma boa participação dos pais no acompanhamento dos filhos. Por isso, realizamos também atividades com eles, como o Canto Coral, e promovemos cursos que possam facilitar a integração de todos, como o de Libras para níveis iniciante e intermediário, chegando a uma carga horária de 360 horas”, comenta.
 
 
Há dez anos toda essa estrutura trouxe uma nova perspectiva de vida para o estudante Reginaldo Silva, 37 anos, deficiente intelectual e físico, que fez do aprendizado com o artesanato uma profissão. “Eu adorava fazer artesanato de madeira e pude aprimorar essa técnica com as oficinas do Colégio Estadual Vitor Soares. Faço vaso, carro e outros objetos. Hoje consigo vender e tenho muitos clientes. O segredo é a divulgação, tenho até um número de WhatsApp para receber os pedidos”, contou.
 
Já para o estudante do 2º ano, Bruno Lima, 16, a grande motivação está nos esportes. “Cheguei aqui há cinco anos por meio de uma indicação de amigos e pratico futebol, basquete e vôlei. Por isso, fico motivado para estar na escola e aprender nas aulas. Posso garantir que meu desenvolvimento melhorou muito e sou muito agradecido aos professores”, afirmou. 
 
>> Veja a programação completa
 

03.05

04.05

05.05

9h30

ABERTURA e ACOLHIMENTO

ABERTURA e ACOLHIMENTO

ABERTURA e ACOLHIMENTO

e

15h

(Equipe Gestora)

(Equipe Gestora)

(Equipe Gestora)

9h40

HINO NACIONAL

HINO NACIONAL

HINO NACIONAL

e

com Orquestra de Violões

com Orquestra de Violões

com Orquestra de Violões

15h10

(Regência Jairo Porto)

(Regência Jairo Porto)

(Regência Jairo Porto)

9h50

Recital de POESIAS

TORNEIO COMEMORATIVO

HINO do ESTADO DA BAHIA

e

Troféu 100 Anos do CEVS

 (Hino ao 02 de Julho)

15h20

(Prof. Lázaro e Alunos CEVS)

(Futsal Masculino)

(Coral de Mães e Alunos CEVS)

10h10

Festival de PARÓDIAS

SIMPÓSIO

INAUGURAÇÃO da PLACA

e

COMEMORATIVA dos

15h30

(Prof. Jairo e Alunos CEVS)

NOVOS CAMINHOS DA

100 ANOS DO CEVS

10h30

Mostra de DANÇA

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

E

e

NA BAHIA

 

15h40

(Alunos CEVS)

Análises de Casos

INAUGURAÇÃO do

11h

TORNEIO COMEMORATIVO

 

ESPAÇO de CONVIVÊNCIA

e

Troféu 100 Anos do CEVS

(Min. Público BA e CEEBA)

 

16h

(Futsal Feminino)

   

12h e 17h

E N C E R R A M E N T O

 

 

Notícias Relacionadas