Comunidade escolar comemora aniversário do Centro Educacional Edgard Santos

Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação

A comunidade escolar do Centro Educacional Edgard Santos, no Garcia, em Salvador, comemorou, nesta quinta-feira (7/4), o 51º aniversário do colégio da rede estadual. Para celebrar a data, a escola promoveu um evento cultural marcado pelo protagonismo estudantil e pela parceria com a família dos estudantes, dentro da proposta do Programa Educar para Transformar, do Governo do Estado. Durante todo o dia aconteceram apresentações de dança, música e teatro. Além disso, alunos do curso técnico de Enfermagem da Educação Profissional prestaram serviços de saúde.

“O Colégio Edgard Santos tem uma política de parcerias, envolvendo as famílias dos estudantes e a comunidade do bairro, a exemplo do grupo multidisciplinar Faz Mais Garcia. Realizamos reuniões regulares com esses atores para que todos possam contribuir com o processo pedagógico do colégio”, destacou a diretora Luzinete Nascimento.

O professor de Geografia, Jack Oliveira, aproveitou a ocasião para falar com os estudantes sobre a importância de todos contribuírem para a melhoria da educação. “Sou de uma geração que não recebia livros didáticos, nem merenda escolar ou meia-passagem estudantil. Hoje, temos tudo isso e cabe a nós continuarmos buscando construir a escola que a gente quer”.

Cuidado com a saúde
A professora do curso técnico de Enfermagem, Priscila dos Santos, destacou que a participação dos estudantes da área de saúde é uma forma de contribuir para o bem-estar da comunidade escolar. “E para os alunos é uma oportunidade de praticar o aprendizado, estimulando nos estudantes o cuidado com a saúde”.

Além de participarem dos projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, como o Fes­tival Anual da Canção Es­tu­dantil (Face), Tempos de Arte Li­te­rária (TAL), Artes Vi­suais Es­tu­dantis (AVE) e o Mostra de Dança Es­tu­dantil (Dance), os estudantes estão envolvidos com o Ju­ven­tude em Ação: Cons­truindo a Agenda 21 na Es­cola. O pro­jeto tem como ob­je­tivo pro­mover nas es­colas pú­blicas es­ta­duais a for­mação de Co­mis­sões de Meio Am­bi­ente e Qua­li­dade de Vida (Com-Vida) para mo­bi­lizar a co­mu­ni­dade es­colar e de­finir planos de ações para en­fren­ta­mento das ques­tões so­ci­o­am­bi­en­tais.