Comunidade escolar protagoniza a III Feira Literária do Colégio Estadual Rotary

O lançamento do livro “Seja poesia”, que reúne obras de autoria de 82 alunos do Colégio Estadual Rotary, foi o ponto alto da III Feira Literária do Rotary, realizada nesta quarta-feira (21), na unidade escolar, localizada no bairro de Itapuã, em Salvador, onde também foi promovida a II Feira Literária Infantil. O evento, que contou com apresentações teatrais e musicais; exposições e instalações de arte; plenárias, oficinas, painéis e café literário, tem como objetivo estimular a leitura e a escrita, bem como integrar a escola e a comunidade local, por meio do universo lúdico da literatura e das artes.

Esta edição da feira literária, que acontece nos três turnos, com alunos do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), presta uma homenagem às mulheres negras escritoras, principalmente as poetisas. Na entrada do colégio, uma instalação composta por um barco, uma rede de pescador e peixes, além de inúmeros livros, representava a poesia do bairro de Itapuã, onde mora a maioria dos estudantes da unidade. Também no hall, os livros “Seja poesia” expostos eram a prova de um sonho realizado e resultado da produção de textos que é incentivada pelos professores de Linguagens desde 2001.

“Poesia, o que é poesia”. Com este poema, o estudante Raphael Jesus da Silva abre o livro, enaltecendo a poesia como ‘o remédio da alma, que cura e acalma’. “Estou muito feliz de ter tido a minha poesia escolhida em meio a centenas de outras. Para mim, é o começo de uma trajetória literária e que pretendo continuar, pois gosto de escrever poesias, embora a área que mais identifico seja a de Exatas. Poesia é um passatempo e uma fonte de terapia, de tratamento, de conhecimento e de relaxamento. Traz um aprendizado e me ajuda a quebrar a rotina”, contou.

O estudante Alexandre Tousi, 18, 2º ano, que participa da coletânea com as poesias “A “Morena flor” e “Rocha negra”, falou com orgulho sobre a iniciativa do colégio. “Achei bem legal a ideia do livro com poesias dos alunos. Tive duas poesias selecionadas e isto é muito gratificante, porque mostra que a nossa escola está nos valorizando, e contribuindo para elevar a nossa autoestima, mostrando que o estudante da escola pública é capaz de criar, de produzir”, declarou o aluno, completando que suas obras falam da força e da resistência da mulher negra em todo o mundo.

Estudante poetas – A importância de enfatizar a poesia na terceira edição da feira foi destacada pelo diretor do Colégio Rotary, Erweuter de Oliveira: “A poesia, enquanto forma artística, vem sendo colocada em segundo plano e nós queremos resgatá-la como uma válvula de escape a situações adversas que os jovens vivenciam hoje, a exemplo da depressão. Este ano, tivemos uma ambição maior, que foi ter o primeiro livro de poesias publicado”. O gestor explicou que os estudantes foram os principais responsáveis pela publicação do livro, já que foi graças à mobilização deles, com a realização de uma série de atividades, como rifas, que pagaram à editora Maestria, de propriedade do ex-aluno da unidade, Thiago Americano, que acertou um preço de custo para a publicação e, agora, cada exemplar será vendido a R$ 20 para quitar o restante do pagamento.

A professora de Língua Portuguesa e Literatura, Leandra Calixto, também destacou a importância da feira literária para a comunidade escolar. “Este evento traz cultura, literatura, mostra aos estudantes que eles podem e devem se expressar por meio da escrita, bem como da pintura, do desenho, do grafitismo, da música. A feira tem o poder de envolvê-los e fazer com que se entreguem integralmente para a sua realização, por meio da literatura, que é arte”. A estudante Grasiele Andrade, 17, 3º ano, completou: “Somos muito motivados a organizar o evento e partilhar com toda a comunidade. Estou feliz de poder participar e contribuir com a nossa feira, que é um grande aprendizado para todos nós”.

Fotos: Claudionor Jr