Comunidade escolar vai às ruas no bairro de Valéria para chamar a atenção sobre a prevenção ao suicídio

Palavras-chave:
A comunidade escolar do Colégio Estadual Professora Noêmia Rego, localizado no bairro de Valéria, em Salvador, realizou, na manhã desta terça-feira (10), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, a segunda edição da “Caminhada valorize a vida”. A ação, que integra as atividades da campanha “Setembro Amarelo”, contou com a participação de estudantes, professores, pais e moradores do bairro, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de falar sobre a prevenção ao suicídio. A fanfarra da unidade escolar e os estudantes desfilaram com fantasias, empunhando cartazes com frases de apoio e conscientização sobre a temática.
 
O estudante Walison Nascimento dos Santos, 14 anos, 6º ano do Ensino Fundamental, que participou da caminhada, falou sobre a importância da atividade no sentido de orientar os alunos e pais sobre o tema. “Para mim é fundamental abordar o tema, porque tive um amigo que, infelizmente, tirou a vida dele. Eu penso que quanto mais orientações a gente tiver, poderemos ajudar mais quem estiver em uma situação delicada. Posso estar feliz, mas o meu colega pode não estar, e a sensibilidade de perceber isso pode salvar vidas”, disse.
 
Já a estudante Célia Lisboa dos Santos, 17, 3º ano do Ensino Médio, mostrou preocupação com os números de jovens vulneráveis, atualmente. “Hoje em dia o índice de jovens que tentam contra a própria vida é muito grande, por isso temos que fazer algo que ajude a reduzir estes números. Eventos, como este, vêm com a mensagem de conscientizar a nós, jovens, para que possamos ajudar quem passa por problemas emocionais e até ajudar a nós mesmo, identificando sentimentos que podem camuflar uma depressão ou uma mera tristeza, que com um simples abraço e uma palavra amiga podem salvar uma vida”, relatou.
 
Para os pais, o apoio da escola é essencial para que alguns temas sejam debatidos também em casa, como relata Nádia Jesus de Araújo, que é mãe de uma aluna da unidade. “Ações assim são muito importantes, por conta de relatos que temos conhecimento de vários jovens que entram na depressão, acabam se cortando e, muitas vezes, chagam ao extremo de tirar a vida. Nós, pais, quando somos bem orientados, podemos ajudá-los”.
 
Acolhimento
O diretor do colégio, Edson Lima, reforçou a importância do apoio escolar para que os estudantes se sintam acolhidos. “Temos que chamar a atenção sim para este tema. Desde o ano passado o nosso colégio promove esta caminhada como forma de conscientizar e combater o suicídio. Nossos jovens estão vulneráveis, cada vez mais exposto às informações no mundo digital, tendo acesso a conteúdo, muitas vezes impróprios. Então, precisamos orientar estes jovens para que eles se sintam acolhidos e protegidos”, disse.
 
A caminhada seguiu pelas principais ruas do bairro, rumo à Praça da Matriz. Todos os participantes foram vestidos de amarelo em prol da promoção da saúde mental. Outras atividades relacionadas à campanha serão desenvolvidas durante o mês de setembro, a exemplo de palestras ministradas com especialistas; oficinas e eventos culturais envolvendo os alunos e professores.
 
Ações na rede
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) tem promovido diversas atividades pedagógicas nas escolas estaduais relacionadas à campanha do Setembro Amarelo e da prevenção ao suicídio, realizada em parceria com Secretaria da Saúde do Estado (SESAB). A SEC realiza as ações por meio do programa Saúde do Professor, com o objetivo de promover uma maior compreensão e conscientização sobre o problema. O psicólogo do programa, Antônio Marcos Almeida Sampaio, esteve na caminhada e falou sobre o evento. “No momento atual, é muito importante que se fale um pouco sobre esse tema, mesmo que delicado, mas tem que ser abordado. Temos que mobilizar a comunidade escolar, e provocar o debate, para que cada vez mais jovens sejam salvos. É importante que a SEC apoie esses tipos de ações, incentivando a abordagem do tema de forma ampla. Falar é o melhor caminho e o acolhimento é fundamental”, opinou.
 
Sobre o Setembro Amarelo
No Brasil, o “Setembro Amarelo” foi criado em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro). A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.
 
Em Itabuna
Nesta terça (10), os estudantes do Colégio Estadual Gerneral Osório, em Itabuna, participaram de um evento que chamou a atenção para o Setembro Amarelo. Assista ao vídeo.
 

Notícias Relacionadas