Comunidade quilombola do distrito de Parateca recebe nova escola estadual

Palavras-chave:
 

Estudantes da comunidade quilombola de Parateca, distrito localizado no município de Malhada (781Km de Salvador), ganharam uma nova escola, nesta segunda-feira (30). Com investimentos de aproximadamente R$ 1 milhão, a nova escola é um anexo do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães e vai atender cerca de 600 estudantes do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMiTec) dos distritos de Paula D'Arco, São Jenipapo, Papaconha, Vila Nova e Jacaré, nos três turnos. A cerimônia de inauguração do colégio foi realizada pelo governador Rui Costa e o subsecretário da educação, Nildon Pitombo, que representou o secretário da Educação, Walter Pinheiro.

 
Durante a entrega, o governador anunciou a implantação de cursos da Educação Profissional e Tecnológica na unidade, para ampliar a inserção dos jovens no mundo do trabalho. "Além da escola, a boa novidade para os jovens da comunidade é a implantação, ainda este ano, do curso técnico em Agroprodução. A minha meta é implantar, em todos os colégios do Estado, cursos profissionalizantes, assim como eu pretendo ampliar, rapidamente, as escolas para que seja implantada a modalidade em Tempo Integral", disse Rui, que também citou a parceria com a prefeitura de Malhada para asfaltar o acesso da comunidade até a escola.  
 

O subsecretário da Educação, Nildon Pitombo, falou sobre a importância da escola para a comunidade e ressaltou os novos cursos. "Mais uma escola entregue para nossos jovens, e dessa vez com destaque  para a comunidade quilombola. Já conversei com representantes das comunidades sobre a ideia da implantação dos cursos da Educaçao Profissional na unidade e eles aprovaram. Já estão na expectativa para, além do apredizado do Ensino Médio, a implantação do curso de Agroprodução", concluiu. 

O subsecretario da Educação, Nildon Pitombo, ainda visitou a Escola Estadual CoronelJoão Duque, na cidade Carinhanha, e dialogou com professores gestores e estudantes da unidade. Na oportunidade, conversou sobre os projetos de Arte e Cultura que  são realizados na unidade e das propostas de melhorias estruturais na escola.

O Anexo Estadual de Parateca possui quatro salas de aula, laboratório de informática, biblioteca, espaço de convivência, salas administrativas (sala dos professores, diretoria, almoxarifado e secretaria), cozinha e uma ampla área verde, onde será construída a horta escolar. Os estudantes vão assistir às aulas transmitidas via satélite, em tempo real, com professores diretamente dos estúdios instalados no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador.

 
O diretor da unidade, Tiago Soares, diz que esta é uma grande conquista para o povo da localidade. "Estou agradecido por mais este benefíco. Há anos a comunidade de Parateca aguarda por uma escola digna para nossos estudantes, e essa veio melhor do que a gente esperava. Uma estrutura de escola de cidade grande", parabeniza.  
 
Para a estudante Jéssica Maria da Conceição 17, 3° ano do Ensino Médio, será melhor estudar em uma escola mais estruturada. "Com certeza nosso aprendizado será mais fácil, pois teremos salas mais amplas e arejadas. É um espaço que os jovens de Parateca e região estavam precisando", disse.
 
Outras ações - O governador ainda realizou entrega do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água da localidade de Parateca; autorizou o projeto Bahia Produtiva; celebrou convênio com a Prefeitura de Jacaraci e entregou 2 Certificados do Cadastros Ambiental Rural.

Assista vídeo com apresentação da unidade escolar: 

Notícias Relacionadas