Conteúdos de Geografia dão reinício às aulas do projeto ENEM 100%

Conteúdos de Geografia foram o foco do primeiro aulão virtual de 2021 do projeto ENEM 100%, nesta terça-feira (5). Durante a sua participação, o professor da rede estadual, Engeberto Apolinário, abordou questões mais recorrentes no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e deu dicas aos estudantes para esta reta final, como a realização de simulados e de exercícios físicos de forma moderada, “uma vez que o exame é também uma prova de resistência e de estratégias”.

Promovida pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), a atividade pedagógica transmitida, ao vivo, pelo canal do Youtube da Educação Bahia (https://bit.ly/2G2kOpt), busca auxiliar os estudantes na preparação para o ENEM 2020, cujas provas, na versão impressa, serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

O professor Apolinário, conhecido no ambiente escolar por Popó, chamou a atenção dos estudantes para que fiquem atentos às notícias atuais voltadas a temas como agropecuária, globalização, sustentabilidade, população, urbanização, transportes e comércio internacional, que são recorrentes na prova de Geografia do ENEM. Na aula, analisou a resolução de questões voltadas a assuntos como esculturação do relevo, dinâmica populacional, desenvolvimento sustentável, uso de energias renováveis, efeitos da revolução tecnológica nas relações sociais e de trabalho, geopolítica, cartografia e problemas ambientais.

“Nesta reta final, sugiro que os alunos assistam às gravações das aulas do ENEM 100%, um projeto que criou condição de resiliência para professores e estudantes da Bahia e de outros estados, neste momento de tensão, incertezas e dores diante da pandemia que, além de sinalizar mudanças na dinâmica educacional, expôs a grandeza das desigualdades sociais e raciais no Brasil”, orientou.

A estudante Ivana da Silva Almeida, 18, 3º ano do Colégio Estadual Maria Macedo Vieira de Brito, no município de Cipó, contou que, apesar da instabilidade da internet em Buri, zona rural onde reside, faz o esforço de acompanhar as aulas do projeto, já que elas ficam disponibilizadas no canal do Youtube. “O ENEM 100% é uma ajuda para nós, que vamos fazer o exame neste mês, porque contribui com a nossa rotina de estudos, no nosso aprendizado e na revisão dos assuntos que caem na prova”.

Conteúdos preparatórios – Os aulões virtuais do projeto ENEM 100% acontecem todas às terças e sextas-feiras, sempre das 16h às 17h, envolvendo diferentes componentes curriculares, e fazem parte de uma série de atividades lançada pela SEC para fortalecer a aprendizagem dos estudantes que irão prestar o ENEM. No Portal da Educação, o estudante tem também à sua disposição uma apostila que pode ser baixada, por aula, bem como a programação das próximas aulas que serão realizadas.

Ainda no Portal da Educação, o estudante tem acesso a conteúdos preparatórios por meio do projeto Universidade para Todos - Estude em Casa, desenvolvido em parceria com as universidades estaduais (UNEB, UEFS, UESC e UESB). Outra ferramenta é a Plataforma Anísio Teixeira, que contém mais de 10 mil conteúdos digitais educacionais e as aulas do Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC), tendo recebido o aporte de conteúdos construídos junto às 12 Instituições de Ensino Superior (IES) públicas na Bahia (UNEB, UEFS, UESB, UESC, UFBA, UFOB, UFRB, UNILAB, UFSB, UNIVASF, IFBAIANO E IFBA).

Os estudantes também podem complementar a preparação para o exame com o "Estude em casa", programa exibido em parceria com o Canal Futura, da Fundação Roberto Marinho, através da TVE, sempre às 13h e às 15h. Além disso, a emissora leva ao ar o programa "Hora do ENEM", exibido de segunda a sexta, às 18h. Há, ainda, parcerias para acesso a conteúdos por meio do curso ENEM Gratuito, que pode ser acessado através do endereço cursoenemgratuito.com.br/bahia, e do curso on-line ENEM 360º, promovido pela Go Kursos e pelo grupo SER Educacional, que pode ser acessado utilizando o link bit.ly/Enem360BA.