Culminâncias regionais dos projetos de arte e cultura marcam a semana da rede estadual de ensino da Bahia

Os projetos artísticos e culturais da rede estadual de ensino da Bahia estão na fase de culminâncias regionais. Nesta semana, até sexta-feira (19/9), foram realizadas as culminâncias promovidas pelas Diretorias Regionais de Educação (Direc) de Amargosa, Salvador e Região Metropolitana, Feira de Santana, Alagoinhas, Santo Antônio de Jesus, Ilhéus, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, ibotirama, Irecê, Ribeira do Pombal, Serrinha, Jequié, Juazeiro, Jacobina, Piritiba, Brumado e Vitória da Conquista.

Durante as culminâncias, foram selecionados os finalistas que irão representar cada região no 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola: arte, ciências, esporte e cultura, de 28 a 30 de outubro, na Itaipava Arena Fonte Nova, em Salvador. Os estudantes irão apresentar os projetos artísticos inscritos nos projetos Tempos de Arte Literária (TAL), Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA) e Produção de Vídeos Estudantis (Prove).

Em Itapetinga (450 km de Salvador), a culminância da Direc 14 reuniu mais de 700 estudantes das 22 escolas da região. “Este ano, resolvemos fazer um Dia D da cultura, e o resultado foi muito positivo. Reunimos as culminâncias de todos os projetos em um único momento, e nos surpreendemos com a adesão e a participação dos estudantes”, contou a diretora da Direc de Itapetinga, Suzane Martins Ferreira.

Os estudantes aprovaram a iniciativa. “A atenção que a escola nos dá nesse evento faz a gente se sentir mais importante. Participar do Face foi uma experiência única. Aprendi muito e estou torcendo para ser um dos finalistas estaduais”, revelou o estudante Joelton Andrade, aluno do 3º ano do ensino médio, no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães, no município de Muniz Ferreira (85 km de Salvador), localizado na área de abrangência da Direc 4 (Santo Antônio de Jesus).

Na região de Alagoinhas, a culminância dos projetos estruturantes reuniu mais de mil estudantes e ainda contou com a participação da comunidade. “Nós tivemos uma grande adesão esse ano. Todas as 54 escolas da nossa região participaram da culminância. E isso representou um crescimento não apenas em quantidade, mas também em qualidade das produções apresentadas”, declarou a coordenadora de Desenvolvimento da Educação Básica da Direc 3, Rita Moreira.

Finalista do AVE na culminância da Direc 4, em Santo Antônio de Jesus (180 km de Salvador), o estudante do 2º ano do ensino médio, do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, Sidnei de Souza Santos, 16 anos, vê nos projetos estruturantes uma maneira de ampliar a sua formação. “Esses projetos são muito bons porque nos aproximam da arte, e a arte também é um modo de educar”, afirmou o estudante, que participa do AVE pela segunda vez.

Projetos estruturantes - Desenvolvidos desde 2007 pela Secretaria da Educação do Estado, os projetos estruturantes envolvem música, literatura, artes visuais, vídeo e esporte e vêm se destacando como um diferencial para a educação na Bahia. Anualmente, os estudantes se dedicam à criação de canções, poesias, contos, crônicas, pinturas e realizam uma releitura do patrimônio regional.