Cultura e presença familiar estimulam estudantes de escola em Itacaranha

Foto: Manu Dias/GOVBA

O ano de 2015 tem trazido novidades para os estudantes do Colégio Estadual Clériston Andrade, em Itacaranha, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Ideias simples e positivas estão transformando o ambiente escolar com mais atividades culturais e maior participação dos pais no dia a dia da escola.

Em visita à unidade de ensino, na manhã desta terça-feira (1º), o governador Rui Costa vistoriou as condições das instalações e conheceu projetos como o Família & Escola. O protagonismo juvenil, por meio da arte, e a integração com a família estão entre as metas do Programa Educar para Transformar, do Governo do Estado.

A exemplo dos encontros com alunos e professores em municípios de todo o estado, Rui intensifica as visitas a escolas de comunidades da capital baiana para conhecer de perto a realidade de cada unidade. "O objetivo é identificar as dificuldades e o que vem sendo feito de bom para multiplicar para outras escolas. O que precisar melhorar, nós encaminhamos para a Secretaria da Educação para as medidas necessárias", disse o governador, que já visitou 119 escolas estaduais, municipais e creches desde o início da atual gestão, em janeiro de 2015.

"O objetivo é identificar as dificuldades e o que vem sendo feito de bom para multiplicar para outras escolas", governador Rui Costa

O Colégio Clériston Andrade atende cerca de 2.100 alunos dos ensinos fundamental, médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do curso técnico de Logística.Como forma de tornar a família mais presentes na vida escolar dos alunos, a diretoria da escola criou uma programação. Além das tradicionais reuniões com professores, os pais participam de palestras, orientações sobre vestibulares e acesso ao ensino superior e também de atividades esportivas e recreativas. Os responsáveis podem ainda acompanhar o desempenho dos filhos utilizando a própria cópia do boletim de notas.

A diretora Maria Madalena Siva explicou que os resultados apareceram já nos primeiros meses do projeto e que a estratégia é uma das aliadas para melhorar a posição da unidade no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). "Os alunos estão mais participativos e os pais bem mais presentes na escola. Independente da nossa solicitação, eles procuram a direção para saber como estão seus filhos em termos de disciplina, de nota".

Fotos: Manu Dias/GOVBA

Projeto interdisciplinar
No mês passado, um projeto interdisciplinar mobilizou toda a comunidade com uma feira sobre a cultura e os costumes dos estados nordestinos. "É muito bom aprender sobre outros lugares e foi divertido porque fizemos tudo juntos", disse a aluna do 2º ano do ensino médio, Renata Nascimento, 18 anos.

Outra iniciativa que estimula a participação dos estudantes é a rádio escola, que leva música e informação produzida pelos próprio jovens nos intervalos das aulas. Em breve, o colégio vai implantar também uma horta comunitária a ser usada como recurso pedagógico e fontes para a merenda escolar.

Fonte: Secom