Curso incentiva estudantes e professores a serem empreendedores

Palavras-chave:
Foto: Claudionor Jr. - Ascom/Educação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Incentivar os estudantes do Ensino Médio da rede estadual a serem empreendedores. Este é o objetivo do curso de formação ‘Despertar’, que a Secretaria da Educação do Estado está realizando em parceria com o Programa Nacional de Educação Empreendedora na Bahia (SEBRAE). As atividades, que tiveram início nesta segunda-feira (11), envolvem professores e estudantes do Programa Educação Integral da Rede Estadual de Ensino (ProEI), em Salvador, Feira de Santana, Juazeiro e Itabuna.
 
O professor Pedro Anselmo, do Colégio Luiz Tarquínio, avalia que “este curso vai nos ajudar a preparar os jovens do Ensino Médio na compreensão e elaboração do seu projeto de vida, com foco no empreendedorismo”. Já a professora Marília Brandão, do Colégio Estadual Pedro Calmon, em Salvador, considera que o curso de formação será proveitoso para a sua atuação em sala de aula. “O aprendizado que iremos obter irá contribuir para que possamos dar aulas mais motivadoras e questionadoras, visando o despertar neles para o mundo do trabalho”.
 
A professora e integrante da coordenação de Educação Integral, da Secretaria da Educação do Estado, Vilma Passos, ressalta que o curso de formação “irá contribuir para a melhoria da metodologia do processo de ensino e aprendizagem”. Ela explica que, após a capacitação dos professores, será definido o cronograma para a aplicação dos conteúdos para os alunos.
 
“Os estudantes do Ensino Médio já estão focados no seu futuro profissional, então nada mais interessante que os seus professores estejam com uma metodologia atualizada para que possam orientá-los da melhor forma, trabalhando com eles o empreededorismo e a elaboração de um plano de vida”, afirma a consultora do SEBRAE, Cleunilda Silva, que ministra o curso com carga horária de 24 horas.
 
Em Salvador, as aulas do curso ‘Despertar’ estão sendo ministradas no Colégio Evaristo da Veiga, em Ondina, para professores e articuladores de mais oito colégios: Frederico Costa, Helena Celestino Magalhães, Pedro Calmon, Ypiranga, Martins Catharino, Antônio Sérgio Carneiro, Dalva Matos e Luiz Tarquínio. A formação acontece concomitante em Feira de Santana, no Coégio Estadual Yeda Barradas Carneiro, com a participação também de professores e articuladores dos colégios estaduais: Edith Mendes da Gama e Abreu, Georgina de Melo Erisman e Juiz Jorge Farias Goes.
 
Já em Itabuna e Juazeiro, o curso que está sendo realizado é o ‘Crescendo e Empreendendo’, ministrado também por um consultor do SEBRAE. Em Itabuna, as atividades estão acontecendo para os professores dos colégios estaduais Luiz Eduardo Magalhães e Complexo Integrado de Educação, e em Juazeiro, para os profissionais do Colégio Estadual Celestino Magalhães.

Notícias Relacionadas