Dia D da Saúde e Cidadania na Escola Parque atrai comunidade

Verificação de pressão arterial, teste de glicemia, ações de promoção à saúde e oficinas artísticas. Esses foram alguns dos serviços oferecidos no Dia D da Saúde e Cidadania, promovido pelo Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, na Caixa D’água, em Salvador, nesta terça-feira (27/08). Cerca de 2 mil pessoas, entre estudantes, pais e moradores da área de abrangência do Centro participaram da atividade, que acontece pelo quarto ano consecutivo.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

“O Dia D é uma aula pública de cidadania na qual trabalhamos com a ciência e a ludicidade”, ressaltou o diretor da Escola Parque, Gedean Ribeiro do Nascimento. Segundo ele, a ação é uma maneira de integrar a academia e a comunidade ao cotidiano escolar. “O gestor precisa saber o que a comunidade precisa e trazer essas pessoas para dentro da escola, ambiente que deve ser valorizado e cuidado como sendo um espaço da própria comunidade”, acrescentou.

Para Patrícia da Silva Reis, moradora do bairro Caixa D’água, o evento possibilita o acesso a serviços que nem sempre são fáceis de conseguir. “A escola está trazendo benefícios para toda a população do bairro, dando uma oportunidade para que a gente possa ter acesso a esses serviços com mais facilidade”. Aluna do núcleo de artes visuais, Eronice Santos Santana concordou, “fica tudo mais fácil, e isso é até um incentivo para cuidar mais da saúde”.

A ação contou com a atuação de 500 pessoas, incluindo estudantes e profissionais da área de saúde, serviço social e jurídica. A programação incluiu palestras, oficinas artísticas, atividades lúdicas de promoção à saúde e prevenção ao câncer de colo de útero e mama, orientação nutricional, odontológica e também na área jurídica, além da apresentação dos projetos elaborados pelos estudantes a partir do conteúdo abordado em sala de aula.

“A escola está trazendo benefícios para toda a população do bairro, dando uma oportunidade para que a gente possa ter acesso a esses serviços com mais facilidade” - Patrícia Reis

Vestida de mosquito da dengue, Ana Carla Vieira Pio circulava pelos corredores da Escola Parque orientando as pessoas sobre os perigos trazidos pelo mosquito Aedes aegypti. “Junto com os meus colegas, estou informando às pessoas sobre como elas podem se contaminar com a dengue e o que podem fazer para prevenir a doença”, contou a estudante do 6º ano do ensino fundamental, na Classe II do Centro Educacional Carneiro Ribeiro.

Saúde e Cidadania – O Dia D da Saúde e Cidadania surgiu dentro da escola como uma maneira de expandir a atividade pedagógica e foi ampliada para atender às demandas da comunidade. “Iniciamos esse trabalho oferecendo oficinas sobre saúde e nutrição para os estudantes, mostrando que o aprendizado não precisa ser construído apenas em sala de aula. Com o surgimento de outras demandas, ampliamos os serviços para atender, também, à comunidade, que já faz parte do dia a dia da escola”, disse a professora Jaqueline Lima uma das organizadoras do evento.