Diálogos com a Juventude e entrega de instrumentos de fanfarra movimentam Ipiaú

Palavras-chave:
A semana começou com muito debate no Colégio Municipal Ipiaú, onde jovens de 15 a 18 anos participaram do Diálogos com a Juventude, promovido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS). A ação integra a programação da Caravana da Justiça Social, realizada no município de Ipiaú durante esta segunda-feira (26).
 
Presente no bate-papo, o secretário Carlos Martins, titular da SJDHDS, provocou uma reflexão sobre a participação do jovens na sociedade e na construção de  políticas públicas. "A melhor forma de mudar a nossa cidade, o nosso Estado e o país, é participando da construção de cada um deles, é lutando por mudanças e participando da política", ressaltou.
 
Programas do Governo Estadual como o #PartiuEstágio, Primeiro Emprego e Mais Futuro, destinados aos jovens e que visam incentivar a educação na Bahia, foram outros pontos abordados durante o Diálogos. Para o estudante João Vítor Rodrigues, 18, a atividade "abre a cabeça, esclarece dúvidas e mostra aos jovens todo o seu potencial social. Um diálogo importantíssimo e uma das melhores atividades que já tivemos aqui", comentou.
 
Ainda durante o Diálogos, que foi conduzido por Caruso Costa,  da Coordenação de Juventude da SJDHDS, houve a entrega de 15 instrumentos de sopro para a Fanfarra Municipal de Ipiaú, beneficiada com 7 trompetes, 6 trombones e 2 trompas. O material vai atender cerca de 120 alunos dos ensinos fundamental e médio que fazem parte da Famuip, atual campeã baiana do concurso de Bandas e Fanfarras.
 
"Essa ação faz parte do projeto de reestruturação das fanfarras da Bahia, desenvolvido pela SJDHDS, que está beneficiando 35 fanfarras da capital e do interior. Um trabalho fundamental para despertar os jovens para a cultura, arte e música, além de ser uma oportunidade de trabalho. O despertar para uma profissão é um importante incentivo nos estudos", explicou Martins. 
 
Já para Nilton Correia Matos, regente  Famuip, os instrumentos simbolizam uma "vitória e conquista  sem medida. Estávamos carentes de instrumentos e receber novos equipamentos nos alegra e nos faz sonhar ainda mais alto. Queremos crescer, disputar e vencer grandes campeonatos", disse.
 
Também acompanharam a ação os secretários municipais Alan Vitorino (Educação), Vanda Pinheiro (Governo) e Nena Costa (Ação Social).

Notícias Relacionadas