Diálogos formativos abordam educação para as relações de gênero e sexualidade

Foto: acervo pessoal

Gestores, professores e técnicos que atuam nas unidades de ensino do Núcleo Regional de Educação (NRE 05), no sul da Bahia, participaram, nesta quarta-feira (16), do “Diálogos Formativos/Caravana Educativa”, no Centro Integrado Oscar Marinho Falcão (CIOMF), em Itabuna, a 455 km de Salvador. As discussões têm como base a ampliação das ações desenvolvidas pelo Estado voltadas à educação para as relações étnico-raciais, de gênero e sexualidade. Os “Diálogos Formativos/Caravana Educativa”, são promovidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi).

“O aluno terá um desempenho maior ao se sentir acolhido na escola", Érica Capinan, coordenadora de Educação para a Diversidade

De acordo com a coordenadora de Educação para a Diversidade, da Secretaria da Educação do Estado, Érica Capinan, espera-se, com os diálogos, repensar o currículo numa perspectiva de uma educação para a diversidade, que respeite e valorize o sujeito nas suas identidades. “Partimos de uma perspectiva que trabalha a ancestralidade e a resistência do sujeito, dialogando sobre as relações étnico-raciais, de gênero, sexualidade e educação escolar quilombola e de como tudo isso pode promover uma educação antirracista, antissexista e anti-homofóbica”, explica. Ela acrescenta que “a parceria dos Núcleos Regionais de Educação são essenciais para o desenvolvimento deste trabalho que visa estimular ainda mais, no ambiente escolar, discussões que ajudem a combater as práticas discriminatórias”, reforça a coordenadora.

Para Genilda Melo, diretora do Colégio Estadual Sesquicentenário (Ciso), a formação irá contribuir de forma significante no processo pedagógico: “o novo currículo irá desconstruir conceitos, refazer ideias e proporcionar uma nova visão de educação integradora. ”O professor de Língua Portuguesa do CIOMF, Ricardo Santos Dantas, acrescenta que “por meio deste currículo o aluno terá um desempenho maior ao se sentir acolhido na escola, sabendo que ele é compreendido e aceito”.

O encontro contou com a participação de representantes da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), João Pereira e da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Basilon Carvalho. As atividades da caravana, iniciadas no mês de julho, em Teixeira de Freiras, serão encerradas na próxima terça-feira (22), abrangendo os Núcleos Regionais de Salvador (NRE 26) e Barreiras (NRE 11).