'Diálogos formativos para a diversidade' promove atividades em Senhor do Bonfim

Foto: Acervo pessoal

A cidade de Senhor do Bonfim, recebe nesta quinta-feira (20/08) os “Diálogos Formativos/Caravana Educativa”, promovidos pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). As discussões têm como base a ampliação das ações desenvolvidas pelo Estado voltadas à educação para as relações étnico-raciais, de gênero e sexualidades. Os diálogos formativos abrangerão todos os Núcleos Regionais de Educação (NRE), envolvendo professores, gestores e técnicos.

Com a ação, o Governo do Estado pretende avançar na promoção de uma educação para as relações étnico-raciais, com o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, e de gênero e sexualidade. Além disso, pretende-se fomentar, ainda mais, no ambiente escolar, discussões que visem contribuir para o combate a práticas discriminatórias, racistas, sexistas, machistas e homofóbicas.

“Este trabalho integrado irá enrriquecer a prática pedagógica nos espaços educativos”, Erisnalva Gusmão

De acordo com a coordenadora regional de educação do NRE 07, em Teixeira de Freitas, Erisnalva Gusmão, a caravana educativa proporciona uma educação plural que tem como princípios básicos o respeiro às diversidades: religiosa, de gênero, de orientação sexual, etnias, dentre outras. “Este trabalho integrado entre as secretarias envolvidas, os núcleos regionais e as unidades de ensino irá enrriquecer a prática pedagógica nos espaços educativos”.

Nos encontros com os núcleos, também será trabalhada a educação escolar quilombola, conforme a Lei nº 10.639/2003, em todos os níveis e modalidades de ensino, assim como o Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia, em vigor desde 2014.

Fotos: acervo pessoal

Segundo Érica Capinan, coordenadora de Educação para a Diversidade, da Secretaria da Educação do Estado, os diálogos formativos também abordarão a importância da implementação da educação para as relações étnico-raciais de gênero e sexualidade no currículo escolar e no Projeto Político-Pedagógico (PPP) das escolas. “Durante o evento também é apresentado o documentário “A cor do trabalho, desenvolvido em parceira com a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e estaremos dialogando sobre a Resolução CEE/BA Nº 120/2013 que estabelece o uso do nome social de estudantes travestis e transexuais, nas unidades de ensino da Bahia”, acrescentou.

Veja quais os Núcleos Regonais de Educação vão receber os “Diálogos Formativos/Caravana Educativa”

• 19 e 20 de agosto - NRE25 Senhor do Bonfim
  • 24 e 25 de agosto - NRE01 Irecê