Dirigentes eleitos assumem as escolas da rede estadual

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia já nomeou todos os diretores e vice-diretores eleitos pela comunidade escolar, em novembro de 2011. A nomeação de todos os eleitos foi publicada no Diário Oficial. Os dirigentes assumem, assim, a condução do plano de gestão para o período de três anos, começando pela organização do ano letivo de 2012, que se inicia no dia 1º de fevereiro, com a Jornada Pedagógica.

O secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, afirma que o processo de eleições para dirigentes escolares reforça a política democrática e de participação popular implantada pelo Governo da Bahia, desde 2007. “Convocamos todos os gestores e a comunidade escolar a fortalecer a democracia, participando da gestão e se comprometendo com as ações para melhorar a qualidade da escola pública”.

Para a diretora Keila Lopes (Foto) da Silva, eleita no Colégio Estadual Ieda Barradas, em Conceição do Coité, a proposta é dar seguimento a uma gestão democrática. “Este já é um colégio bom, onde tem sido desenvolvido um bom trabalho. Um dos desafios será implantar aulas de reforço e melhorar a Educação dos estudantes”.

Para a diretora Ana Cristina Bispo de Jesus, eleita no Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, em Salvador, as expectativas são de superação das dificuldades. “Com muito trabalho e com a ajuda dos meus colegas professores, porque em Educação ninguém faz nada só, vamos conseguir vencer o desafio e contribuir para que os meninos tenham um ambiente melhor, uma educação melhor”.

Plano de Gestão - A expectativa de toda a comunidade escolar é a execução do plano de gestão, com as ações para melhoria do ensino e da aprendizagem. O plano desenvolvido pelos dirigentes está em conformidade com os artigos 25 e 26, do Decreto nº 13.202/2011, da Implantação do Plano de Gestão, que destaca o dever do diretor e vice-diretor de colocarem em prática os planos apresentados e discutidos em campanha.

O acompanhamento e a avaliação da execução do plano de gestão são de responsabilidade do Colegiado Escolar, cujos membros também foram eleitos pela comunidade escolar, com representantes dos educadores, dos servidores, dos estudantes e dos familiares.

Para as escolas que não realizaram eleições em 2011, a Secretaria da Educação do Estado está prorrogando o prazo dos mandatos dos atuais dirigentes, provisoriamente, até a escolha dos diretores e vice-diretores em eleição a ser realizada neste ano, mas ainda sem data definida.