Educação Inclusiva é contextualizada durante a Semana Pedagógica 2019

Fotos: divulgação
A Educação Inclusiva é uma das pautas que estão sendo abordadas durante a Semana Pedagógica, que acontece até sexta-feira (8), em todas as escolas da rede estadual de ensino, com o tema “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação”. Em Feira de Santana, por exemplo, a Educação Inclusiva foi abordada, nesta terça-feira (5), com especial atenção pelos professores, coordenadores pedagógicos e gestores do Colégios Estaduais Rotary, Padre Henrique, Gastão Guimarães, Agostinho Froes da Mota e dos Centros de Apoio Pedagógico de Feira de Santana e de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual Jonathas Teles de Carvalho.

A coordenadora da Educação Inclusiva da Secretaria da Educação do Estado, Patrícia Braile, ressaltou a importância desta discussão para o planejamento do ano letivo. “Estou acompanhando as unidades escolares de Feira de Santana na Semana Pedagógica e percebo como é bonito ver a Educação Inclusiva se fazendo presente em cada nuance do planejamento da Secretaria, num ato de usufruto do caminho que foi aberto pela publicação das Diretrizes para Educação Inclusiva. As unidades escolares que possuem ou não Salas de Recursos Multifuncionais e também os dois Centros de Apoio Pedagógico do Núcleo Territorial de Educação (NTE 19) estão imersos na temática da Educação Inclusiva, pois especificamente neste ano, pela primeira vez, o planejamento proposto pela Secretaria está contemplado as modalidades”, destacou.

Em Castro Alves (197 km de Salvador), a metodologia do trabalho no Colégio Polivalente de Castro Alves também envolveu uma oficina sobre a Educação Inclusiva. “Discutimos sobre a inserção dos alunos da Educação Inclusiva na escola pública, quando tivemos a colaboração de uma intérprete de libras que abordou algumas metodologias para o trabalho com alunos surdos. Outro destaque foi uma mesa-redonda sobre Educação do Campo ‘A identidade do aluno da zona rural’, que foi muito interessante”, revelou a gestora do colégio, Lílian Gomes.

Sobre a Semana Pedagógica
A iniciativa está sendo realizada duas vezes por ano, desde 2017, e neste primeiro momento de 2019, os professores, gestores e coordenadores pedagógicos irão fazer o planejamento coletivo baseado no tema “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação”. Durante os cinco dias de encontro, os participantes discutem ações e atividades, bem como avaliam o conteúdo e as estratégias de articulação entre os projetos e o currículo escolar, tendo em vista a melhoria da aprendizagem.