Educação Profissional discute os desafios para a inserção cidadã dos jovens no mundo do trabalho

Como parte da programação do 4º Encontro Estudantil da Rede Estadual, promovido até esta sexta (04), na Arena Fonte Nova, pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, acontece o 4º Encontro da Educação Profissional: Trabalho e Emancipação. A atividade proporciona um diálogo com o conhecimento produzido na rede estadual de Educação Profissional da Bahia, a segunda maior rede estadual na oferta de cursos técnicos de nível médio do País, com 75 mil estudantes matriculados.
 
Estudantes, professores e gestores participam do Encontro, abordando temas como trabalho-educação, juventudes, mundo do trabalho, formação e educação profissional. Abordam, ainda, desafios do mundo contemporâneo para a inserção cidadã dos jovens no mundo do trabalho, a realidade baiana e o contexto global. Outro tema tratado nas mesas de interesse foi à necessária articulação dos futuros técnicos com o lugar onde vivem e onde irão trabalhar.
 
“Os estudantes, hoje, têm nas mãos o desafio de fazer com que o seu protagonismo no mundo do trabalho seja respeitado. Para isso, é preciso fortalecer as parcerias nos setores públicos e privados, visando oportunidades de trabalho no seu próprio Território de Identidade”, defendeu o estudante do curso de Guia de Turismo Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) do Leste Baiano de Santo Amaro, Francisco Eleno Freitas, 19 anos.
 
O 4º Encontro da Educação Profissional, realizado nos três dias do Encontro Estudantil, na Arena Fonte Nova, é um rico processo de ensino e de aprendizagem para os envolvidos, como atesta o diretor do Centro Estadual de Educação Profissional do Leste Baiano de Santo Amaro (Ceep), Cristiano Vitório. “A Educação Profissional vem estabelecendo um empoderamento do jovem, na medida em que fornece uma formação específica por meio dos diálogos com todos os parceiros do mercado do trabalho, construindo, assim, a identidade do mundo do trabalho”, acredita.

Notícias Relacionadas