Eleitos do Colegiado Escolar tomam posse na Escola Parque

A comunidade escolar do Centro Carneiro Ribeiro – Escola Parque, localizado no bairro da Caixa D´Água, em Salvador, vivenciou um momento de fortalecimento da democracia na gestão na unidade. Foram empossados, nesta quinta-feira (19), os candidatos eleitos para integrar o novo Colegiado Escolar, formado por representantes dos estudantes, professores, funcionários e familiares, para atuar no próximo biênio. A ação integra o Programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Educação, do Governo da Bahia, que busca, entre outras metas, fortalecer a Educação Básica na rede estadual.

O estudante Ítalo Paulo de Jesus, 15 anos, 7º ano, eleito representante dos estudantes da Classe II, fez questão de se manifestar, durante o evento de posse. “É motivo de muita alegria estar aqui neste dia empolgante, impactante para todos nós que desejamos uma escola e uma educação ainda melhor. Quero agradecer a todos, especialmente aos gestores e professores, pelo trabalho bonito que vêm desenvolvendo na Escola Parque. Estamos aqui para somar, porque educação é tudo na vida”. Pela fala bonita e concisa, os professores comentaram: “Ele é engajado, tem tudo para ser um conselheiro participativo, que terá muito a contribuir com a gestão da unidade”.

Claudionor Jr. Ascom/Educação
Para a professora Maria da Conceição Dantas, mais conhecida por Marilu, a participação de todos os segmentos no colegiado é uma maneira democrática de acompanhamento da gestão, seja em relação ao método pedagógico ou à estrutura da escola. “O colegiado cumpre uma função muito importante, que é garantir a gestão democrática e participativa, visando uma educação de qualidade, dentro da nossa proposta de ensino integral que tem mobilizado os estudantes em oficinas e outras ferramentas pedagógicas de aprendizagem”.

Como representante de pais, Atenaldo Cerqueira Silva pretende motivar os pais a se comprometerem mais com a vida escolar de seus filhos e, ao mesmo tempo, a participarem de forma mais intensa das decisões escolares. “Além de poder contribuir mais diretamente, por exemplo, com a fiscalização para que não haja desperdícios, estarei mais participativo da vida escolar do meu filho. Minha expectativa é a de que, juntos, iremos melhorar ainda mais a educação na Escola Parque que, para mim, é o mais democrático espaço público que conheço”, declarou.

O diretor Gedean Ribeiro ressaltou que o conselho representa a concepção democrática de educação do educador Anísio Teixeira, o idealizador da Escola Parque. “Somar para continuar validando a gestão democrática da nossa unidade. Este é o principal objetivo de todos que hoje, aqui, tomam posse. E isso só é possível porque sabemos ouvir cada segmento do conselho que tem voz e vez para sugerir, interagir, participar de todo o processo que envolve a construção da educação”, afirmou, acrescentando que, “a parceria com professores, funcionários, estudantes e pais de alunos proporciona o controle social dos próprios integrantes da escola e traz um olhar comprometido para dentro do ambiente escolar”.