Encontro mobiliza comunidade escolar para projetos de arte e cultura

Para orientar os estudantes a participarem das seletivas regionais dos projetos de arte e cultura, a Secretaria da Educação do Estado promove uma videoconferência, nesta quarta-feira (17), das 8h30 às 17h30, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. A videoconferência será transmitida para as telessalas dos Núcleos Regionais de Educação (NRE), para acompanhamento e participação dos estudantes, professores e gestores das escolas estaduais e faz parte da mobilização para as etapas regionais, que serão realizadas de 30 de agosto a 30 de setembro.

Com o tema “A Arte de Contar História(s): Orientações dos Projetos Artísticos para a realização dos saraus, festivais e mostras regionais”, a atividade visa à promoção de encontros formativos para o desenvolvimento das experiências artísticas e culturais, em conformidade com os seguintes projetos estruturantes: Artes Visuais Estudantis (AVE), Tempo de Artes Literária (TAL), Produção de Vídeos Estudantis (Prove), Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Encontro de Coral Estudantil (Encante), Dança Estudantil (Dance) e Festival Estudantil de Teatro (Feste).

Culminâncias
Nas escolas ainda estão sendo realizadas algumas seletivas da etapa escolar. No Colégio Estadual Odorico Tavares, em Salvador, a seletiva coincidiu com as comemorações do Dia do Estudante, na sexta e no sábado letivo. A professora e coordenadora dos projetos da escola, Luciana Senna, afirma que a culminância é um momento muito importante para os estudantes. “Eles pesquisam e se colocam enquanto protagonistas das produções construídas a partir das suas habilidades criativas”, destaca.

Aelson Alves dos Santos, 16 anos, do 2° ano, gosta tanto de arte e cultura que resolveu participar de quatro projetos. “Fiz uma performance de balé contemporâneo para o Dance, abordei sobre a ditadura militar no Brasil numa pintura para o AVE e em um poema para o TAL. Também participei de uma apresentação do Face, onde toquei flauta. É uma oportunidade de mostrar nosso talento, por isso gosto muito”, conta o estudante.

Já Brenda Talita dos Santos, 16, também do 2° ano, declamou sua poesia sobre diversidade cultural. “Sempre gostei de escrever e este ano quis produzir um texto que relacionasse a cultura do Brasil com outros países. Para escrever, eu tive que pesquisar e isso fez aumentar os meus conhecimentos”, diz a estudante.

As culminâncias também foram promovidas nas seguintes unidades escolares do interior: Colégio Estadual Rafael Spínola Neto, em Vitória da Conquista,  Centro Educacional Monteiro Lobato, em Firmino Alves, Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul II, em Itabuna, Colégio Estadual Polivalente de Itambé, em Itambé, Colégio Florestal, em Nova Canaã e  Colégio Normal São Pedro, em Macarani.