ENEM: Preparação nos últimos dias que antecedem as provas

Os estudantes da rede estadual de ensino que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) estão a todo vapor intensificando a rotina de estudos durante esses últimos dias que antecedem o exame. As unidades escolares da capital e interior que, serão sede de aplicação das provas, também estão sendo organizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ligado ao Ministério da Educação (MEC), responsável por todo o planejamento, logística, aplicação e correção do ENEM. As provas na versão impressa serão aplicadas nos próximos dias 17 e 24 e, na versão digital, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

O estudante Lucas Santos da Silva, 18, que faz o curso técnico em Farmácia no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) da Bacia do Jacuípe III, localizado no município de Capim Grosso, destacou sua preparação e rotina de estudos tendo em vista o contexto da pandemia. "Em um ano tão complicado para nós estudantes, tivemos que nos reinventar e elaborar novas estratégias de estudo para nos preparar para o ENEM. Montei um cronograma de estudo de segunda a sexta-feira, tendo o sábado para revisar tudo aquilo que eu estudei durante a semana, com videoaulas e plataformas de estudo on-line", afirmou.

A diretora do CETEP de Capim Grosso, Nayara Cesar Silva, mostra-se preocupada com organização das salas para o ENEM, que é realizado pelo INEP/MEC. "Serão 257 estudantes distribuídos em dez salas e mais uma para atendimento especial. Ainda assim, considerando o tamanho das nossas salas, entendo que o número de estudantes por sala ainda é alto. A escola receberá estudantes de vários municípios, como Quixabeira e São José do Jacuípe, por exemplo. Além dos participantes, tem o aplicador e o chefe de sala. No caso de Capim Grosso, o número de casos positivos aumenta diariamente, o que nos deixa bastante apreensivos", comentou.

No Colégio Estadual Edna Moreira Pinto Daltro, localizada em Capim Grosso, que também será uma das unidades sede do ENEM, já está se adequando para poder realizar a aplicação das provas de forma segura. O vice-diretor Romeu Nascimento, coordenador local a convite do INEP, falou dos preparativos e organização dos espaços. "As salas estão sendo organizadas com o distanciamento de 1,5 metro em relação às carteiras. Antes da pandemia tínhamos cerca de 40 estudantes em cada sala e, agora, teremos em média de 25. Além de dispensers de álcool em gel instalados em todas as salas", afirmou.