Escola debate ações de mobilização socioambientais

Com o objetivo de intensificar ações pedagógicas para valorização da vida, promoção da saúde e qualidade ambiental, o Colégio Estadual Henriqueta Martins Catharino, localizado no Engenho Velho da Federação, realizou, nesta quarta-feira (8/06), uma roda de conversa sobre ações socioambientais. A ideia é mobilizar os 600 estudantes da unidade em atividades como a produção da horta escolar, jardinagem, coleta de lixo e materiais recicláveis.

Fotos: Claudionor Jr.Ascom/Educação
“Iniciamos essa transformação a partir da realização, em 2014, da nossa I Conferência de Meio Ambiente onde começamos inserir no currículo escolar a realização de projetos ecopedagógicos”, explica a professora Naynara Tavares, articuladora do Programa de Educação Integral (ProEI). Segundo ela, a história do bairro, onde “se situava uma fazenda e hoje é reconhecido como área de ‘quilombo urbano’, é propícia para o resgate desta conscientização sobre o meio ambiente e o próprio reconhecimento social e geopolítico dos moradores”.

A estudante do 1º ano, Janine Machado, 15 anos, integrante do Grupo de Teatro, destaca a importância de cada estudante nesta mobilização. “Temos que sempre evoluir, e esse trabalho de conscientização é fundamental. No teatro estamos desenvolvendo esquetes que apresentem posturas de como, manter a escola limpa e a utilização de materiais recicláveis”.

Para o estudante do 1º ano, Ícaro Felipe Batista, 17, o conhecimento adquirido na escola pode ser expandido para casa. “Eu sempre levo o que aprendo na escola para minha vida fora daqui. Tenho um projeto para ter uma horta vertical em casa e realizo a seleção de material descartável. Tudo aprendido nos trabalhos da escola”, enfatiza.

COM-VIDA – Durante a roda de conversa, foi debatida também a participação da unidade no Selo COM-VIDA 2016. Com inscrições abertas no Portal da Educação (clique aqui para mais informações), o objetivo é reconhecer e valorizar ações socioambientais no Projeto Político Pedagógico das escolas estaduais, estimulando o protagonismo estudantil e a participação da unidade nos projetos estruturantes da Secretaria. A iniciativa visa fortalecer a educação ambiental nos Sistemas de Ensino da Rede estadual e fomentar a participação da comunidade escolar na construção de políticas públicas de educação e meio ambiente.