Escola estadual conquista 1º lugar no Prêmio Boas Práticas Públicas 2014

Com o projeto Nosso Quintal, o Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães, localizado no município de Santa Inês, conquistou o primeiro lugar no Prêmio Boas Práticas Públicas 2014, realizado pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb). Com objetivo de criar um espaço de aprendizagem interdisciplinar, o projeto promove, com a participação dos estudantes, o plantio de legumes e frutas, para uso na alimentação escolar, além de criação de galinhas e captação de água da chuva.

Fotos: Arquivo escolar

O diretor Hérmeson Novaes, que recebeu o prêmio em cerimônia no Teatro Castro Alves, em Salvador, na última segunda-feira (3/11), fala do início do projeto. “Tínhamos uma área propícia e surgiu a ideia de utilizarmos o local em benefício da comunidade escolar. Além da horta, temos uma sala para aulas interdisciplinares de biologia, ciências, ecologia, matemática, entre outras”, explica. Como premiação, a escola ganhou R$ 10.000,00. “Estamos reunindo o colegiado escolar pra decidir como aplicar o dinheiro. Queremos fazer da forma mais democrática possível”, diz.

Além de beneficiar os estudantes com o aprendizado, uma parte do que é produzido na horta é direcionada para a alimentação escolar e outra para um abrigo de idosos e creches da cidade. “O projeto tem esse lado social, para que possamos trabalhar o valor de cidadania dos alunos”, conta o diretor. O tema sustentabilidade também é bastante discutido. “Por meio de calhas nos telhados, fazemos a captação da água da chuva, que é usada na horta. Com isso, praticamos a economicidade”.

A participação no projeto motiva os estudantes a produzirem sua própria horta em casa, diminuindo custos no orçamento da família e, até mesmo, contribuindo para uma renda extra. “Na casa em que morávamos, tínhamos uma horta produzida a partir do conhecimento que ganhei em sala de aula”, relata a estudante da 7ª série, Irene Barbosa, 14 anos. O seu colega da 6ª série, Abraão Freitas, 11 anos, ressalta o que tem aprendido no projeto. “É muito interessante porque aprendemos técnicas de plantação e como nos alimentarmos melhor, além de podermos aprender as disciplinas de forma diferente”, diz.

Assista abaixo vídeo sobre o projeto: