Escola municipal foi inaugurada em Irecê neste sábado (29)

Fotos: Manu Dias/GOVBA
Em visita ao município de Irecê, neste sábado (29), o governador Rui Costa, acompanhado pelo secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, inaugurou oficialmente a Escola Municipal José Francisco Nunes, no distrito de Itapicuru, onde estudam 263 alunos. Com quatro salas de aula, salas de informática, biblioteca, cantina e setor administrativo, os estudantes têm aulas de disciplinas como filosofia, inglês, música e horticultura.

"Essas atividades ajudam a melhorar a comunidade. A importância dessa obra na vida dessas crianças é enorme. Será certamente um diferencial na vida delas. A partir de maio, nós vamos funcionar em tempo integral, dando suporte para que esses jovens sigam um bom caminho e fiquem fora do mundo das drogas", explicou a diretora da escola, Jucileide Pereira. Na unidade é oferecido ensino fundamental do 1º ao 6º ano.

Policlínica
Os moradores de 19 municípios do centro norte da Bahia não precisarão mais se deslocar da região onde moram para realizar serviços médicos especializados, com a construção do Policlínica Regional de Irecê. Rui Costa visitou a unidade, que já está com mais de 70% das obras construidas e recebe um investimento de R$ 22 milhões. O governador autorizou ainda a abertura da licitação para a construção da pista que dará acesso à policlínica.

Prevista para ser inaugurada em julho deste ano, a policlínica vai oferecer serviços em 18 especialidades médicas e exames de apoio ao diagnóstico. "Esta é uma transformação na saúde da Bahia com a regionalização da oferta de serviços públicos. Hoje a população de Irecê paga no particular ou precisa ir para Salvador para fazer exames como ressonância, tomografia e endoscopia. Todos esses exames serão feitos aqui na policlínica, que vai beneficiar todos os municípios da região. É esta a filosofia que estamos implantando", destacou Rui.

O investimento beneficiará mais de 420 mil pessoas. Para o mecânico Claudinei Santos, a unidade vai mudar a vida dos moradores da região. "Não vamos precisar nos deslocar para outras cidades para receber atendimento de qualidade. É uma melhora muito grande para quem vive não apenas em Irecê, mas nas áreas próximas", afirmou.

Estiveram presentes na visita ex e atuais prefeitos dos municípios que administrarão a unidade de saúde por meio de um consórcio de saúde, que garante que 60% do custeio seja rateado entre os participantes e os 40% restantes será bancado pelo Estado.

Já são nove os consórcios implantados no estado. Além de Irecê, as regiões de Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Jequié, Guanambi, Camaçari/Salvador, Feira de Santana, Valença e Alagoinhas já possuem consórcios de saúde. Estão com policlínicas em construção Teixeira de Freitas (67,62%), Jequié (70,56%) e Guanambi (57,45%). A meta é que, até 2018, mais de 5 milhões de baianos estejam sendo atendidos em policlínicas regionais.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner, e a senadora Lídice da Mata também acompanharam o governador em Irecê.

Itaguaçu da Bahia
Neste sábado (29), Rui ainda inaugurou o sistema de abastecimento de água dos povoados de Lages, Várzea Grande, Riacho da Carnaúba e Tabatinga, e autorizou a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar dois convênios no âmbito do Programa Bahia Produtiva, no município de Itaguaçu da Bahia, no Vale do São Francisco. O governador e o secretário Pinheiro também inauguraram a creche municipal Professora Ariane Marques de Souza.