Escola Parque realiza a quinta edição do Dia D da Saúde e da Cidadania

Realizado pelo Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, no bairro da Caixa D´Água, em Salvador, juntamente com instituições parceiras, a quinta edição do Dia D da Saúde e da Cidadania acontece na próxima terça-feira (14/10). A ação, que conta com a atuação de estudantes e profissionais da área de saúde, serviço social e jurídica, tem o objetivo de integrar a comunidade do entorno ao cotidiano escolar e possibilitar o acesso a serviços importantes com mais facilidade.

A programação, aberta para estudantes, pais e moradores da área de abrangência da unidade escolar, inclui palestras, oficinas artísticas, atividades lúdicas de promoção à saúde e prevenção ao câncer de colo de útero e mama, orientação nutricional e odontológica, além da apresentação dos projetos elaborados pelos estudantes a partir do conteúdo abordado em sala de aula.

“Dentro da proposta de promover ações de saúde e prestar serviços, os participantes têm a oportunidade, por exemplo, de verificar a sua pressão arterial e realizar o exame preventivo feminino (teste de Papanicolau) e o teste de glicemia”, enumera a professora Jaqueline Lima, integrante do Núcleo de Projetos Especiais da Escola Parque, organizadora do evento.

O Dia D da Saúde e Cidadania, conta a professora, surgiu na escola como uma maneira de expandir a atividade pedagógica, e foi ampliado para atender às demandas da comunidade. Ela lembra que o trabalho foi iniciado com as oficinas sobre saúde e nutrição para os estudantes, mostrando que o aprendizado não precisa ser construído apenas em sala de aula. “Com o surgimento de outras demandas, ampliamos os serviços para atender, também, à comunidade, que já faz parte do dia a dia da escola”. Os parceiros, a exemplo da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae), ressalta, são fundamentais para a realização do evento. “A instituição monta uma feirinha com os trabalhos confeccionados pelos seus alunos”.