Escolas da rede estadual iniciam distribuição de fardamento e material didático

Com o início do ano letivo, as escolas da rede estadual de ensino da Bahia começam, também, a distribuição do fardamento e do material didático para os estudantes. Cada aluno recebe um kit com três camisas, sendo que uma para atividades físicas, além de livros de disciplinas como língua portuguesa, matemática, física, química, história, filosofia, sociologia e biologia.

Fotos: Claudionor Junior - Ascom / Educação

No Colégio Estadual Senhor do Bonfim, nos Barris, serão distribuídos 1.300 kits de fardamento. “A escola tem muito rigor no fardamento, pois é o uniforme que identifica o estudante. Em qualquer lugar que estejam, se estiverem fardados, eles serão identificados como alunos. Por isso, também, não permitimos nenhum tipo de customização do uniforme”, declara o vice-diretor da unidade, Fabiano dos Santos Rocha.

Os estudantes concordam com o vice-diretor. “A farda faz com que as pessoas não nos confundam com estudantes de outras escolas”, diz Yasmim Pereira Rocha dos Santos, 17 anos, aluna do 3º ano do ensino médio. Para sua colega, Viviane do Espírito Santo dos Santos, 17 anos, o uniforme também significa um laço com a escola. “Quando eu uso, me sinto mais estudante. O aluno fica mais envolvido”, frisa a estudante.

Material didático – Para a entrega dos livros, cada unidade escolar fica responsável por mobilizar a sua comunidade estudantil. No Colégio Estadual Senhor do Bonfim, a entrega é feita no mesmo momento da entrega do fardamento. Os exemplares são fornecidos pelo Ministério da Educação (MEC) para todos os estudantes e devem ser recolhidos pela escola ao final do ano letivo.

Os livros utilizados em sala de aula são definidos com a colaboração dos professores. “O MEC nos envia um conjunto com vários livros. Nós analisamos, discutimos e indicamos os livros mais adequados para trabalhar nas nossas disciplinas. Isso é essencial. O professor conhece o que está sendo abordado no vestibular e no Enem, portanto, é ele quem pode escolher o livro que mais se aproxima desta realidade”, afirma a professora de Língua Portuguesa, Maria das Graças.