Escolas da rede estadual intensificam preparação para o Enem

Com o objetivo de reforçar a preparação dos estudantes da rede estadual para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontecem nos dias 08 e 09 de novembro, as escolas estaduais estão realizando uma série de atividades, que incluem aulões e simulados. Neste sábado (13/09), às 8h, o Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no bairro da Paz, inicia a série de atividades com um aulão que debate o componente curricular (disciplina) Redação. Até o exame, a escola vai realizar, sempre aos sábados, aulões temáticos, além de um simulado.

A vice-diretora, Elizenilda Anjos, fala sobre como é realizada a preparação. “Os professores trabalham questões cobradas no exame, além de debaterem abordagens que podem ser feitas na próxima prova. O simulado vai ser realizado levando em conta todos os quesitos, como questões, início da prova e tempo de realização, para que o aluno se sinta realmente ambientado”. A vice-diretora ainda destaca que a escola, durante as avaliações regulares, já inclui questões do Enem. “Agora vamos intensificar a preparação, mas desde o começo do ano letivo o foco está na realização do exame”, diz.

No Colégio Noêmia Rego, em Valéria, os estudantes chegam ao segundo fim de semana da preparação com aulas de Ciências da Natureza e Códigos e Linguagens. A programação segue até o dia 31 de outubro, e os alunos ainda participam de um simulado nos dias 26 e 27 de setembro. “A preparação é feita por meio de exposições e dinâmicas, usando as tecnologias que a escola dispõe a fim de ajudá-los na execução das provas,” explica o diretor Zé Roberto. Além dos estudantes regulares, as aulas preparatórias estão abertas a ex-alunos do colégio.

Já no Colégio Senhor do Bonfim, no Barris, os estudantes também participam de aulas preparatórias com componentes curriculares específicos aos sábados. No dia 13/09, acontecem aulas e oficinas de Ciências Humanas, das 7h30 às 12h30. São esperados 800 alunos dos turnos matutino e vespertino.