Escolas da rede estadual recebem material esportivo que incentiva a prática do basquete

As escolas da rede estadual participantes do projeto G.I.B.I. – Grupo de Iniciação ao Basquetebol Infantil receberam, nesta segunda-feira (29/9), no auditório da Diretoria Regional de Educação de Salvador e Região Metropolitana (Direc 1B), no Comércio, os kits de materiais esportivos para a realização da iniciativa, uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado da Bahia e Liga Brasileira de Basquetebol Master (LBBM) que visa promover e difundir o basquete, incentivando a prática e a inclusão social em escolas da rede estadual da Bahia.

Inicialmente, o projeto está sendo desenvolvido em cinco escolas: Colégio Estadual Ministro Aliomar Baleeiro (Pernambués), Colégio Estadual Abílio César Borges (Boa Viagem), Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira (Bonfim), Colégio Estadual Evaristo da Veiga (Ondina) e Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães (Acupe de Brotas). Cada unidade recebeu duas bolas da cor laranja, três bolas de cor azul e preta, dez cones de cores variadas, duas bombas com pito, dois apitos e 40 coletes. “Esses são os primeiros kits. As unidades ainda receberão os uniformes e mais materiais esportivos. A ideia é dar total condição para que o esporte seja integrado ao currículo da escola”, disse Gilson Trindade, da coordenação do G.I.B.I.

Fotos: Suâmi Dias Ascom/Educação

Além da entrega dos kits, foi discutida a capacitação técnica para desenvolvimento do projeto e a participação das escolas em jogos de basquete a serem realizados durante o 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola, entre os dias 28 e 30 de outubro, na Itaipava Arena Fonte Nova.

Presente à reunião, o diretor Sidclei Lopes, do Colégio Estadual Abílio César Borges, destaca a importância da escola em participar do projeto. “É uma oportunidade dos estudantes terem outra alternativa na prática do esporte. Reformamos a quadra para adaptá-la ao basquete, e os alunos estão bastante entusiasmados”, disse.

Já a professora de Educação Física Solange Farias, do Colégio Estadual Evaristo da Veiga, ressalta o esporte como de grande importância para o processo educacional. “Essa ação traz benefícios para toda a comunidade. O esporte educa e contribui com valores de caráter e ética. Um movimento como esse é essencial, e com certeza a escola foi premiada”, concluiu.

Projeto – O projeto, que já é desenvolvido em escolas públicas do Rio de Janeiro e de São Paulo, propõe a iniciação ao basquetebol, apresentando aos estudantes os fundamentos do esporte e fazendo com que eles desenvolvam habilidades próprias da modalidade. Na Bahia, a iniciativa vai atender estudantes de 8 a 14 anos, alunos do ensino fundamental, divididos em turmas com 20 alunos. A carga horária da atividade será definida de acordo com o projeto pedagógico de cada escola. O G.I.B.I. prevê, ainda, a formação dos professores de educação física das escolas onde será implantado o projeto, em encontros periódicos com supervisores e formadores do projeto.