Escolas da rede pública são finalistas da Febrace

Entre os dias 22 e 24 de março, acontece, na Universidade de São Paulo, a 9ª mostra de projetos da Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), com a participação de quatro iniciativas elaboradas por estudantes de escolas públicas do Estado da Bahia. Também integram a lista baiana um projeto de colégio particular e outro de unidade federal. Os finalistas precisam, nesta fase, apresentar projetos com fundamento científico que levem em conta criatividade, inovação, metodologia, profundidade, clareza, análise e coerência. O objetivo central é estimular o estudo e comprometimento do jovem cientista.

Os finalistas devem apresentar um pôster, uma espécie de ferramenta visual explicativa, contendo, de forma sucinta, os objetivos, o desenvolvimento, os resultados e conclusões de seu projeto. Além disso, devem treinar sua apresentação e se preparar para responder às perguntas dos avaliadores. Para a fase final, foram selecionados 293 projetos.

A rede pública de ensino do Estado da Bahia será representada pela Escola Estadual Jaci Ferreira dos Santos (Mucuri), Centro Estadual de Educação Profissional em Logística e Transportes Luiz Pinto de Carvalho (Salvador), Colégio Estadual Odorico Tavares (Salvador) e Escola Prof. José Batista da Mota (Macaúbas). Participaram da seleção 307 municípios de 25 estados e o Distrito Federal. Dentre eles, 166 projetos são de escolas públicas, 91 de escolas particulares e 36 de fundações.

A Febrace envolveu 3.058 estudantes e 734 professores que submeteram projetos de maneira independente e 15.156 estudantes e 2.379 professores participantes das 43 feiras afiliadas. Ao todo, foram submetidos 1.400 projetos, sendo 1.324 de submissão direta e 76 por feiras afiliadas.

PROJETOS/ FINALISTAS:

Projeto: Aqui jaz um rio: protagonismo juvenil e o campo ciência, tecnologia e sociedade.
Integrantes: Aline Carneiro Gonçalves, Carlilane dos Santos Moreira, Bruna Helen Ribeiro Barreto, Alex Vieira dos Santos (orientador)
Unidade: Centro Estadual de Educação Profissional em Logística e Transportes Luiz Pinto de Carvalho, Salvador-BA.
 
Projeto: Ecobot: um robô de monitoramento de ecossistemas
Integrantes: Daves Mestrinho Froede Filho, Camila Gama Lúcio, Douglas Rennier de Jesus Caetano (orientador)
Unidade: Escola Estadual Jaci Ferreira dos Santos, Mucuri-BA
 
Projeto: Educação nuclear: ação sócio-educacional de popularização da energia nuclear e suas aplicações
Integrantes: Igor Gomes da Costa dos Santos, Jorge Lucio Rodrigues das Dores (orientador), Lucas Souza Caldas Lordelo (co-orientador)
Unidade: Colégio Estadual Odorico Tavares, Salvador-BA
 
Projeto: Sistema Maxwell de amortecimento
Integrantes: Jucimar Silva de Almeida, Jorge de Sousa Santos Junior, Alexandre Santos da Silva, Jancarlos Menezes Lapa (orientador)
Unidade: Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia, Salvador-BA
 
Projeto: SOS Bugio
Integrantes: Débora Caroline Defensor Benedito, Paulo César Fernandes da Cruz, Jorge Luís Morais Andrade, Ane Geysa da Silva Vaz (orientador)
Unidade: Escola Prof. José Batista da Mota, Macaúbas-BA
 
Projeto: A significação da aprendizagem das ciências naturais
Integrantes: Ana Carolina Barreto de Jesus, Leonardo Cardim de Lima Vasconcellos, Gabriel Rosa Alves, João Fábio Reis Ferreira (orientador) , Feliciano Fortunato Jandiroba (co-orientador)
Unidade: Colégio Cândido Portinari, Salvador-BA

Notícias Relacionadas