Escolas estaduais inovam na celebração do Natal

Devido à pandemia do novo Coronavírus, as escolas estaduais encontraram uma forma inovadora, segura e afetiva para celebrar o Natal com a comunidade escolar. As ações envolvem produção de cartas virtuais para o “Papai Noel”, elaboração de audiovisuais para as plataformas digitais e até a doação de plantas ornamentais, para simbolizar o respeito pela natureza e a esperança em dias melhores.

O Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Bacia do Rio Corrente, localizado em Santa Maria da Vitória, organizou um amigo secreto intitulado "Nosso Amigo Jardim CETEP". "Com este amigo secreto quem ganhou o presente foi o CETEP. Os professores presentearam o Centro com uma planta ornamental para o novo jardim. Para evitar aglomeração, eles visitaram a escola em horários alternados, com os devidos protocolos de segurança, e foram surpreendidos com lembranças de fim de ano, simbolizando o momento de troca de presentes", revelou a gestora Lilianne Borba.

No Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Irecê, os estudantes estão apresentando as tradições natalinas do sertão e compartilhando imagens e vídeos sobre as manifestações regionais realizadas nos anos anteriores, como as lapinhas, os presépios e as festas de reisado. Os registros recebidos pelo WhatsApp são postados na página do Instagram da unidade escolar (@cjccirece).

O estudante Kauã Azevedo, 17, que faz as oficinas "Computação criativa", "Foco no ENEM", e "Redação e conexão" no CJCC de Irecê, fez questão de participar da atividade. "Foi incrível pesquisar e buscar materiais sobre os Ternos de Reis, lapinhas, presépios artesanais e outras tradições. O entusiasmo nos envolveu, sem falar que é muito importante, pois envolve toda a nossa cultura baiana, ligando-a diretamente com uma cultura universal como o Natal", afirmou.

Em Salvador, os funcionários do Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque homenagearam a comunidade escolar decorando toda a escola, mantendo uma tradição. Um vídeo da decoração foi produzido e compartilhado na página do Instagram da escola (@escolaparque.oficial), para que todos possam matar um pouca a saudade do ambiente escolar. "Esse ano não tivemos muitos contatos e o nosso coração arde de saudade da escola que transforma a vida de todos nós. É nesse ar de saudade que nós funcionários e direção da escola estamos presenteando com esta decoração feita com muito amor, zelo e resistência, mantendo a tradição através da arte", afirmou o funcionário Eri Santana.

A Escola Estadual Severino Vieira, também localizada em Salvador, está mobilizando os estudantes para que escrevam bilhetes para o “Papai Noel”, com o objetivo de retomar o movimento de escuta que existe no ambiente escolar. As produções estão sendo compartilhadas na página do Facebook da escola. “Eu adorei fazer o bilhete para o Papai Noel, pois é como se eu voltasse no tempo, quando eu tinha seis anos e ficava empolgada escrevendo a carta para ganhar o presente. Eu amo o clima natalino”, disse a estudante Alana Carmo, 13, 8º ano, ao desejar a todos “um Natal de amor, saúde e paz”.