Escolas estaduais realizam Feiras de Ciências e de Matemática

Os estudantes do Colégio Estadual Professora Simone Simões Neri, em Inhambupe, Colégio Estadual Senhor do Bonfim, em Uauá, e do Colégio Polivalente de Vitória da Conquista participam, nesta sexta-feira (5/9), respectivamente, da II Feira de Ciências e Matemática, V Feira de Ciências e da III Feira de Matemática e II Feira de Ciências. Os eventos fazem parte do Projeto Ciência na Escola, desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia com o objetivo de estimular a relação de ensino e de aprendizagem, fomentando o protagonismo dos alunos na construção do conhecimento.

A culminância final do projeto acontece na IV Feira de Ciências e Matemática da Bahia, que vai ser realizada no 3º Encontro Estudantil Todos pela Escola: arte, ciências, esporte e cultura, entre os dias 28 e 30 de outubro, na Itaipava Arena Fonte Nova, com a participação de 240 colégios da rede estadual de diversas regiões da Bahia. A Feira tem como base a pesquisa como ferramenta que busca integrar todos os componentes curriculares, e, com isso, promover o estudo interdisciplinar e lúdico.

“Este ano, percebemos uma mobilização maior das escolas, decorrente das ações do Ciência na Escola, como as Caravanas Científicas e o Clube de Ciências, a partir do qual são coletadas informações que serão transformadas em projetos de pesquisa. Soma-se a isso o uso dos livros do projeto, que atendem a temáticas relacionadas à realidade local dos estudantes”, observa a coordenadora geral do Ciência na Escola, Shirley Costa.

As unidades envolvidas com as feiras escolares, completa Shirley Costa, têm trabalhado em duas perspectivas: a pesquisa estudantil de natureza interdisciplinar sobre questões socioambientais e sociocientíficas no entorno da escola e a pesquisa docente sobre o engajamento comportamental e cognitivo dos estudantes.