Escolas preparam fanfarras para desfile da Independência

Os preparativos para o desfile em homenagem à Independência do Brasil, no dia 7 de setembro, mobilizam as escolas da rede estadual de ensino em todos os Territórios de Identidade da Bahia. Há uma semana da comemoração, os ensaios das fanfarras foram intensificados. Estudantes e professores fazem os últimos ajustes para garantir a harmonia das bandas e apresentar um repertório digno do significado do dia 7 de setembro para os brasileiros. A concentração acontece no Corredor da Vitória, a partir das 8h. O desfile segue até a Praça Castro Alves.

Em Salvador, cerca de 300 estudantes animam a avenida com arranjos que mesclam os hinos nacionais às tradicionais marchinhas de carnaval e à música popular brasileira e baiana. Este ano, na capital, as fanfarras estudantis serão representadas pelos colégios estaduais Azevedo Fernandes, Polivalente San Diego, Antônio Carlos Magalhães, Deputado Manoel Novaes e Kleber Pacheco.

Claudionor Jr. Ascom/Educação

Estreia – A participação da fanfarra do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães tem sabor de estreia no desfile do dia 7 de setembro. O último desfile do grupo no Dia da Independência foi em 1993. Em 2009, o ex-estudante do colégio e ex-integrante da fanfarra, André Luís Queiroz, assumiu a regência e deu início à formação da nova equipe, com a missão de tirar os jovens da ociosidade.

“Estamos reapresentando a fanfarra do ACM aos estudantes e à comunidade. É um trabalho de resgate educacional, social e cultural”, declara André Luís.  Sobre o clima dos ensaios, o maestro revela: “nossos novos músicos estão ansiosos, com figurino e adereços prontos esperando a hora de reestrear na avenida. Pelos ensaios, dá para ver que faremos um bom desfile”.

A Fanfarra Musical do Colégio Estadual Manoel Novaes (Fancomn) é a mais nova a desfilar em Salvador este ano. Criada em 2008, o grupo é comandado pelo professor de música, Neijivan Nascimento, e tem como lema aprender brincando. “Trabalhamos a música com alegria, iniciando a aprendizagem de partitura e conhecendo os instrumentos, aprendendo como cada um deles deve ser tocado e manuseado, os alunos da fanfarra se destacam pela alegria”, anuncia o professor.

No Território do Recôncavo, a representação estudantil no desfile de 7 de setembro fica por conta dos colégios estaduais de Cachoeira, Gerhard Meyer Suerdieck e Rômulo Galvão, que desfilarão nos municípios de Cachoeira, Maragogipe e São Felix, respectivamente. Em Juazeiro, no Território Sertão do São Francisco, oito escolas da rede estadual comemoram a Independência do Brasil com desfile de fanfarras pela Avenida Adolfo Viana.