Escolas realizam atividades pela valorização da identidade étnico-racial

As atividades alusivas ao Novembro Negro, mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra (20), estão mobilizando a comunidade escolar em várias cidades do interior. Por meio de palestras, rodas de conversa, exposições fotográficas e apresentações culturais, os estudantes abordam a Educação para as Relações Étnico-raciais, destacando questões como o respeito à diversidade e o combate ao preceito racial.

A comunidade escolar do Colégio Estadual Maria Evangelina Lima Santos, em Ipirá (200 km de Salvador), percorreu várias ruas da cidade durante a “caminhada da conscientização”, na última sexta (18). Eles carregaram cartazes e tocaram instrumentos confeccionados com materiais recicláveis para chamar a atenção de todos para a importância da data. As atividades continuaram na unidade escolar, com apresentações de dança, teatro, poesia, música e exposição com fotos de autores e líderes da resistência negra.

Fotos: Acervo pessoal
Uma mesa-redonda também foi realizada com o tema: “Vivências Negras”. Grupos organizados pelos estudantes realizaram ainda uma roda de samba.  Beatriz Carvalho Barreto, 17, 2º ano, líder de classe e uma das organizadoras do evento fala que este tipo de ação contribui para o despertar da cidadania. “Estou me sentindo empoderada a partir dos conhecimentos adquiridos com as pesquisas que fizemos. A escola é um lugar de resistência e precisamos conhecer nossas raízes para fortalecer o discurso. Fizemos um ótimo trabalho”, comemora.

No Colégio Estadual Manoel José de Andrade, localizado no município de Planaltino (321 km de Salvador), os estudantes participaram de um debate sobre a proposta de reforma do Ensino Médio, sistema de cotas e preconceito racial. O estudante Júlio Cesar Neves Júnior, 18, do 3º ano, fala sobre a importância da iniciativa para o processo de ensino e aprendizagem. “Estamos debatendo assuntos muito relevantes e destacando a importância do negro na sociedade. Uma das abordagens que mais chamou a atenção dos estudantes foi sobre o preconceito nas redes sociais”, aponta.

As atividades do Novembro Negro também estão sendo desenvolvidas por estudantes do Colégio Estadual Normal São Pedro, situado em Macarani (545 km da capital).