Escolas realizam etapa preparatória para a III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

O Colégio Estadual Pinto de Aguiar nos preparativos para a III Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Os estudantes das escolas estaduais já estão envolvidos em diferentes atividades que marcam a realização da etapa escolar da III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - As escolas da Bahia cuidando das águas”, que será realizada de 7 a 9 de maio, em Salvador. No Colégio Estadual Pinto de Aguiar, no bairro de Mussurunga, por exemplo, a comunidade escolar está participando de debates, reflexões socioambientais e intervenções socioambientais, dentro e fora da escola, relacionadas por exemplo à revitalização do Rio do Baixinho, como é popularmente chamado o curso de água que passa próximo ao colégio.

Mais dois projetos estão sendo desenvolvidos pelos estudantes do Pinto de Aguiar, abordando o tema água. Um trata do aproveitamento da água da chuva, para o reuso na horta que está sendo plantada na escola,  para uso pela comunidade e, sobretudo, no laboratório de pesquisas na área de Ciências. O outro projeto é sobre o descarte da água voltado ao saneamento básico.

Caíque Gonçalves, Kennedy dos Santos e Edson Vieira, todos com 13 anos e cursando a 7º ano, estão empenhados em levar para a conferência um trabalho que promova transformações no ambiente escolar e que reflita na comunidade externa. “Estamos reciclando garrafas PET e colocando-as em cima do telhado da escola para aparar a água da chuva, que será transportada por meio de um encanamento e baldes. Ela será reutilizada para molhar a nossa horta e nas descargas sanitárias”, conta Caíque. O colega Keneddy completa: “É aparentemente simples a ação, mas é muito importante para a preservação da água no planeta. Em casa, eu já aparo a água da chuva em bacias com um pano fino para filtrar as impurezas e esta água é reaproveitada em várias situações, como a limpeza da casa”. Edson também dá a sua opinião: “A gente tem que cuidar da água porque há uma escassez desse líquido preciso no mundo”.

O professor de Geografia, Ricardo Borges, fala sobre o engajamento da comunidade escolar na construção da Conferência Infantojuvenil da escola. “Estamos bem envolvidos na construção da nossa conferência, que vai acontecer no dia 28/3, por meio de debates em sala de aula e pesquisas. Amanhã (sexta-feira), iremos realizar a primeira reunião do Comitê Científico, que irá levantar o nome dos estudantes que tenham o melhor perfil para representar os projetos da nossa escola”, relata.

Estímulo à pesquisa – O coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação do Estado, Fábio Barbosa, destaca que durante esta fase de conferências escolares, até 31 de maio, os professores devem estimular a pesquisa sobre a temática água, suas potencialidades, problemas visualizados no município, no território, na comunidade, levando-se em conta os múltiplos aspectos da água. “A preparação de projetos escolares relativos à temática proposta vai culminar na elaboração de ações que serão apresentadas durante as conferências escolares, e, nessa etapa, as unidades devem escolher um (a) delegado (a) e um (a) suplente, entre 11 e 14 anos, para participar da Conferência Municipal, caso ocorra, e da Conferência Regional, que acontece no dia 23/4, e a Conferência Estadual, entre 7 e 9 de maio”, detalha o gestor.

Fábio Barbosa chama a atenção para que cada escola responda ao questionário disponível no link: https://goo.gl/forms/RGaGfaDybqioTZfv1 para que a Secretaria da Educação possa acompanhar a realização das conferência nas escolas.