Escolas realizam etapas da Feira de Ciências

As escolas da rede estadual de ensino da Bahia realizam as suas Feiras de Ciências escolares até sábado (19/10). Juntamente com a formação de professores, a etapa escolar das feiras integra a Feira de Ciências da Bahia inserida nos projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado. O objetivo é estimular a relação de ensino e de aprendizagem e fomentar a iniciação científica na educação básica e o protagonismo dos estudantes na construção do conhecimento.

Até sábado (19/10), 29 escolas realizarão a Feira, na capital e no interior, entre elas o Colégio Estadual Helena Celestino de Magalhães, em Salvador, Colégio Estadual Maria José Silveira, em Jequié, Colégio Estadual Luzia de Freitas, em Campo Formoso, e o Escola Estadual Padre Alfredo Haasler, em Jacobina. Em todo o Estado, 506 escolas assinaram o termo de adesão para a realização da Feira.

“Queremos que todos os estudantes participem dos projetos, da elaboração e execução da feira escolar, dessa forma teremos a pesquisa aliada à experimentação”, explica o coordenador geral da Feira de Ciências da Bahia, Rogério Lima. “As feiras não se encerram nos estudantes que elaboram os projetos, elas estimulam os alunos que as visitam a participarem das feiras nas futuras edições, fortalecendo a importância da pesquisa e da experimentação no processo de aprendizagem”, completa.

Um aprendizado diferente – Para a professora de ciências do Colégio Estadual João Durval Carneiro, no município de Ponto Novo, Jaqueline Silva Souza, a Feira de Ciências é uma maneira de apresentar aos estudantes um modo diferente de aprender. “O dia a dia na sala de aula tem uma rotina, mas a Feira traz algo diferente, a partir do momento que exige um envolvimento maior dos estudantes. Com a pesquisa e os experimentos, eles acabam aprendendo mais”, avalia. No colégio, a Feira de Ciências acontece nesta sexta-feira (18/10), com o tema Energia e Meio Ambiente.

Além de estimular o aprendizado, a Feira de Ciências é aberta à participação da comunidade. Em cartazes, maquetes, painéis e experimentos, os estudantes apresentam o resultado de suas pesquisas. Estudante do 3º ano do ensino médio, no Colégio Estadual Durval Carneiro, Gleivia da Silva Pereira, 16 anos, preparou uma maquete para explicar a geração de energia, por meio de um sistema eólico. “Além de entender melhor sobre o assunto, nós trabalhamos em grupo e apresentamos o tema para outros estudantes que ainda não sabem que esse tipo de energia não causa danos ao meio ambiente, por exemplo”, afirmou.

“Nem tudo que parece lixo, é lixo de verdade. Muitos materiais que são descartados como lixo podem ser reaproveitados na reciclagem. Essa é a mensagem que iremos passar durante a feira”, conta a estudante Jackeline da Silva Santos, aluna do 8º ano do ensino fundamental, no Colégio Estadual Helena Celestino de Magalhães, no bairro IAPI, em Salvador. A turma dela preparou um mascote, usando plástico, garrafa pet e outros materiais recicláveis para ser apresentado nesta quinta-feira (17/10).

Feira de Ciências da Bahia – Após a realização da etapa escolar da Feira de Ciências, cada escola selecionará três projetos que serão avaliados por uma comissão julgadora, a fim de selecionar os 150 projetos a serem expostos na 3ª Feira de Ciências da Bahia, que acontece de 27 a 29 de novembro, durante o 2º Encontro Estudantil Todos pela Escola, em Salvador.