Escolas se mobilizam neste sábado (14) para Conselho de Classe com foco nas aprendizagens

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Fotos: Josenildo Almeida - Ascom/Educação
Professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares da rede estadual estão reunidos, neste sábado (14), para cumprir mais uma etapa do calendário escolar do ano letivo 2019: a realização do Conselho de Classe. A partir do tema “Um olhar a mais sobre a aprendizagem dos estudantes”, equipes técnica e pedagógica da Secretaria da Educação do Estado (SEC) participam da atividade nas escolas da capital e do interior no sentido de apoiar e contribuir no trabalho pedagógico que assegure a aprendizagem dos estudantes e a continuidade do seu percurso escolar.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, fez uma avaliação sobre a importância da realização do Conselho de Classe nas unidades da rede. “Hoje estamos mobilizados em toda a Bahia acompanhando o Conselho de Classe, que é uma oportunidade para que as escolas avaliem o andamento das duas unidades e apreciem a evolução dos estudantes para as próximas. Então, a Secretaria está presente nas reuniões dos colegiados, compartilhando este momento com a comunidade escolar e prestando todo o apoio  para cuidar, para estar junto com a escola neste olhar para as aprendizagens dos estudantes, fazendo o acompanhamento desta ação, que já está no nosso calendário escolar”, destacou o secretário, que participou, na manhã deste sábado, de diferentes atividades no Colégio Estadual Edvaldo Brandão, em Cajazeiras VI, onde, além do Conselho de Classe, foi realizado um Aulão preparatório do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a Pré-FLIN, que marca o início das ações para a primeira edição do Festival Literário Nacional (FLIN), que será promovido pelo overno do Estado da Bahia, de 12 a 15 de novembro no bairro.
 
 
O diretor do Colégio Kléber Pacheco de Oliveira, em Lauro de Freitas, Paulo Cesar dos Santos, falou sobre este dia de mobilização nas escolas. "O Conselho de Classe tem extrema importância em todo processo de aprendizado do aluno, porque vamos analisar o aluno de uma forma mais criteriosa, e não vendo apenas a questão de rendimentos, mas, sim, analisar o aluno no seu todo. A partir daí, vamos pensar em criar estratégias com o próprio aluno, com os professores e com o envolvimento da família para a melhoria do seu aprendizado".
 
Já a professora  de Língua Portuguesa e Redação, Arilce Trigueiro, falou sobre os desdobramentos desta análise. “Depois das pontuações do Conselho de Classe, a coordenadora pedagógica convida o aluno, individualmente, para fazer as sinalizações, tanto para elogios, quanto para chamar a atenção em relação a algumas pontuações que a gente coloca durante o Conselho e, se for algo que esteja extrapolando os limites do Colégio, chamamos a família, para uma conversa", afirma.
 
Em visita a algumas escolas da capital e da Região Metropolitana, a superintendente de Políticas para a Educação Básica do Estado, Manuelita Brito, também destaca o papel do conselho na aprendizagem. "O Conselho de Classe é um momento importante para a rede, como é a Jornada Pedagógica, mas ainda mais interessante do ponto de vista da gestão da aprendizagem porque reúne a comunidade escolar, as famílias, os estudantes. Além disso, é um momento muito sensível na trajetória escolar porque na metade do segundo semestre letivo conseguimos ter mais clareza sobre quais os estudantes que estão avançando e aqueles que estão com mais dificuldades, que não conseguiram, até este momento, alcançar os objetivos de aprendizagem. É para estes últimos que devemos canalizar todos os nossos esforços".

 

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