Escolas têm até esta segunda-feira (16) para fazer a escolha dos livros didáticos junto ao MEC

Foto: Arquivo/Josenildo Almeida
Os gestores escolares têm até esta segunda-feira (16) para fazer a escolha dos livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental. (6º ao 9º anos) que serão entregues em 2020. Para tanto, será preciso acessar o sistema do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e apontar as coleções que serão utilizadas nas escolas nos próximos quatro anos.

A escolha dos livros acontece em dois momentos. Primeiro o corpo docente faz uma avaliação do material aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) disponibilizado no Guia do PNLD. Depois da escolha, o gestor escolar faz a indicação acessando o site do PDDE Interativo, efetuando o login e utilizando o CPF  e a senha do gestor.

Neste ano, não haverá escolha para o componente Língua estrangeira Espanhol e cada escola poderá escolher uma coleção de projeto integrador, independentemente de ter realizado escolha para os demais componentes curriculares. Além disso, poderá haver a exclusão de determinado componente curricular para algum ano específico do Ensino Fundamental que a escola não atenda ou não queira receber livros.

As escolas também deverão, obrigatoriamente, incluir a ata de reunião da escolha no Sistema PDDE-Interativo. Caso isso não seja feito, as escolas deverão apresentar uma justificativa. Outro ponto que é obrigatório para a aquisição dos livros didáticos é que as escolas devem informar sobre a visita de representante que realizou divulgação de material do PNLD.

A coordenadora do Livro Didático e Biblioteca da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Alessandra Santana, fala sobre o alinhamento que a SEC vem promovendo junto às escolas através dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) para este processo. “A SEC, através da Superintendência de Organização e Atendimento da Rede Escolar (SUPEC) e Superintendência de Gestão das Políticas da Educação Básica (SUPED), vem auxiliando os gestores escolares neste processo de escolha, considerando as características territoriais da Bahia. Nesta perspectiva, a SEC busca alinhar os seus programas, projetos e ações, entre elas, o livro didático, visando o fortalecimento da educação nos Territórios, pois o livro didático é fundamental para o aprendizado dos estudantes”, afirmou, ao acrescentar que os livros dos anos finais do Ensino Fundamental são todos reutilizáveis, devendo ser devolvidos pelos alunos às escolas ao final de cada ano.