Estado antecipa calendário de testagem do novo Coronavírus no Subúrbio Ferroviário para ampliar atendimento à comunidade escolar

O calendário da primeira etapa de testagem para o novo Coronavírus em 12 escolas do Subúrbio Ferroviário de Salvador foi antecipado pela Secretaria da Educação do Estado (SEC). A previsão inicial era de conclusão desta fase no dia 23 de setembro, mas a programação foi refeita para o encerramento no dia 12 de setembro. O objetivo é antecipar também a data de aplicação dos novos testes da segunda etapa, envolvendo as 28 unidades de ensino localizadas no Subúrbio.

O coordenador de Articulação de Projetos para a Educação da SEC, Helder Amorim, explicou que devem ser alcançadas 30 mil pessoas nas duas fase de testagem. “Neste primeiro momento, a previsão é alcançar um total de 11.103 pessoas, entre estudantes, professores e funcionários. A testagem está acontecendo de forma tranquila, então decidimos antecipar este calendário e já estamos definindo todo o planejamento da segunda fase nas demais escolas, de modo a ampliar o atendimento à comunidade escolar”, enfatizou, ao acrescentar que os resultados são analisados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN),  e funcionarão como um parâmetro para o planejamento de volta às aulas, mesmo que ainda não tenha uma data definida.

No quarto dia de testagens para o novo Coronavírus, nesta quinta-feira (3), a comunidade escolar do Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires, no Alto do Cabrito, teve a oportunidade de participar da aplicação dos testes, do tipo RT-PCR, na própria unidade escolar. O estudante Maicon Douglas Santana, 14, 9º ano do Ensino Fundamental, realizou a testagem, nesta quinta-feira, e destacou a importância da iniciativa. "A gente sabe que muitas pessoas estão morrendo. Por isso, é bom fazermos o teste como forma checar a nossa saúde. Eu moro com minha avó e diversos parentes, então temos que ter cuidado para não contaminar quem a gente gosta".

Fotos: Suâmi Dias Ascom/SEC
A professora de Sociologia, Marinês Araújo, também falou sobre a testagem. "É importante para o planejamento de retorno às aulas e para que possamos voltar com mais segurança, pois a testagem analisa, por termos estatísticos, como está a situação da comunidade escolar". Para Maiane Soriano, mãe da estudante Mirela Soriano, do 9º do Ensino Fundamental, a testagem vem somar aos cuidados tomados para a prevenção do novo Coronavírus. "Mesmo ficando grande parte do tempo em casa e saindo apenas para emergências, fico grata  por esta oportunidade de também fazer o teste", exaltou.

O diretor Divaney Vieira, do Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires, ressaltou o reconhecimento da comunidade escolar pela ação das testagens. "A escola atende 465 estudantes do 6º ao 9° ano do Ensino Fundamental, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), perpassando por crianças a adultos de 70 anos. Por isso, ficamos agradecidos por podermos fazer esta testagem na nossa escola e ajudar a SEC no planejamento de volta às aulas, mesmo ainda não tendo uma data definida".

Como está acontecendo a testagem

A testagem acontece de forma centralizada nas escolas denominadas de polos, nos bairros do Lobato, São João do Cabrito, Plataforma, Itacaranha e Alto da Terezinha. O objetivo é facilitar a ida dos estudantes, professores e funcionários e evitar aglomeração.

Veja a atualização do calendário

- No dia 4 de setembro, será feita a testagem da comunidade escolar do CPM do Lobato, na própria unidade escolar.

- No dia 8 de setembro, será realizada a testagem da comunidade escolar do Colégio Estadual Bertholdo Cirilo, na escola-polo de São João do Cabrito que é o Colégio Estadual Aristides de Souza, no bairro de Plataforma. O Aristides de Souza sediará a testagem da própria comunidade escolar, no dia 9 de setembro, e também receberá, na mesma data,  a comunidade escolar do Colégio Estadual de Plataforma.

- No Alto da Terezinha, haverá testagem apenas no Colégio Estadual Sara Violeta, que atenderá a sua própria comunidade escolar, no dia 9 de setembro.

- O Colégio Estadual Clériston Andrade será polo para os bairros de Itacaranha e Plataforma e testará no dias 11 a sua própria comunidade escolar; e no dia 12 de setembro, as comunidade escolares do Colégio Estadual Josias de Almeida Melo e do Colégio Estadual Luiz Rogério de Souza.