Estado entrega mais 98 ônibus escolares em Feira de Santana nesta segunda-feira (16)

O Governo da Bahia vai entregar, nesta segunda-feira (16), 98 ônibus escolares para os municípios baianos, no pátio do Departamento de Infraestrutura e Transportes da Bahia (Derba), em Feira de Santana. O evento, às 8h30, terá a participação do governador Rui Costa e do secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto.

Os ônibus escolares foram adquiridos por meio do programa ‘A Caminho da Escola’, parceria entre os governos federal e estadual. “A ação representa o avanço no fortalecimento de uma política de transporte escolar adequada e segura, aos estudantes do ensino médio da rede pública, residentes em zonas rurais”, afirmou Osvaldo Barreto.

Incluindo os veículos, a serem entregues na segunda-feira, o programa ‘A Caminho da Escola’ já destinou, desde 2013, para a Bahia 375 ônibus escolares, representando investimento de cerca de R$ 94 milhões.

Os estudantes da zona rural da Bahia também estão tendo mais facilidade para chegar à escola, por meio do Programa Estadual de Transporte Escolar (Pete/BA). Criado em 2009, o Pete já investiu R$ 220,6 milhões para garantir um transporte escolar adequado, contribuindo para assegurar a permanência dos alunos na escola.

Com o Pete, a secretaria repassa recursos para as prefeituras, que devem garantir o transporte dos estudantes conforme o calendário escolar das redes estadual e municipal. De 2009 a 2014, aderiram ao programa - que também atende comunidades indígenas e quilombolas - 411 municípios.

Visita a colégio - Ainda em Feira de Santana, na segunda-feira, o governadora visitará mais uma escola da rede de ensino do Estado. Desta vez, o encontro será com a comunidade do Colégio Estadual Ernesto Carneiro Ribeiro. A unidade atende a 1.496 estudantes, matriculados nos ensinos fundamental e médio, nos turnos matutino, vespertino e noturno. O colégio tem 16 salas de aula, biblioteca, laboratório de informática, quadra de esporte, além de sanitários adequados a estudantes com deficiência.

Desde que assumiu o Governo do Estado, Rui Costa já visitou escolas estaduais nos municípios de Porto Seguro, Tanhaçu, Jacobina, Glória, Nova Redenção, Itabuna, Itapetinga, Muritiba, Planaltino, Mulungu do Morro, Cabaceiras do Paraguaçu, Araçás, Várzea da Roça e Salvador.

Fonte: Secom Bahia