Estado investe mais de 40 milhões no Mais Estudo para fortalecer aprendizagem

Palavras-chave:
Na foto: João Pedro Marques

O Governo do Estado investiu mais de R$ 40 milhões no Programa Mais Estudo, por meio do qual os estudantes da rede estadual de ensino recebem uma bolsa de R$ 100, por mês, durante a vigência do programa, para dar monitoria aos colegas, em Língua Portuguesa, Matemática e Educação Científica. Implantado em 2019, o Mais Estudo tem o papel de apoiar as aprendizagens dos estudantes que participam da monitoria no turno oposto ao qual estão matriculados.

O Mais Estudo ofertou 10 mil vagas de monitoria, em 2019, primeiro ano de execução, e passou para 52 mil vagas anuais a partir de 2020. Ao todo, o programa selecionou mais de 72 mil monitores e cerca de 300 mil estudantes foram diretamente beneficiados com a monitoria dos colegas nos três componentes curriculares.
 
João Pedro Marques, 18, atuou como monitor de Língua Portuguesa, no Colégio Estadual São Sebastião Ramos, no município de Caturama. Conhecido como Pepeu, o estudante relatou sua experiência. “Meu ciclo como monitor finaliza este ano, pois concluí o Ensino Médio, neste semestre. A experiência já está deixando saudades. Por dois anos, eu pude ajudar os meus professores e colegas com a monitoria e sempre serei grato pelas experiências que tive ensinando em sala de aula. Aprendi a lição que sempre precisamos buscar saber mais, já que, com cada dúvida de um colega, tinha que atualizar meus conhecimentos. Isso foi fantástico”, celebrou.

Além de apoiar as aprendizagens em Língua Portuguesa, Matemática e Iniciação Científica, o Mais Estudo também tem o objetivo de estimular a participação do estudante no processo educacional; despertar o desejo pela prática docente, por meio de atividades de natureza pedagógica; criar condições para o exercício solidário e parceiro, através da interação com os colegas da escola; contribuir com práticas inovadoras de ensino e de aprendizagem; e favorecer a cooperação entre docentes e estudantes, tendo em vista a melhoria do processo de aprendizagem.

Notícias Relacionadas