Estudante e professora da rede estadual de ensino são premiadas

Estudante do 3º ano do ensino médio no Colégio Estadual Governador Luiz Viana Filho, no município de Nazaré das Farinhas, Camila Gomes Conceição e sua professora, Márcia Jesus de Almeida, foram premiadas com a medalha de ouro na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Com a orientação da professora, a estudante participou do evento na categoria artigo de opinião com o texto “Sabores e dissabores”, sobre a qualidade da produção da farinha no município. O texto concorreu com outros 5.363 artigos de todo o Brasil.

Fotos: Geraldo Carvalho - Ascom/Educação
Nesta sexta-feira (19/12), a estudante, a sua mãe, a diretora e professores da unidade escolar foram recebidos, na sede da Secretaria, no Centro Administrativo, pelo Secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto. “Temos uma juventude ávida por aprender, e quando é estimulada, tem o seu potencial reconhecido”, disse o secretário, ressaltando as iniciativas realizadas pela Secretaria da Educação. “Desenvolvemos vários projetos, como o Gestar, o Ciência na Escola, o Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, os projetos de arte, cultura e esportes, que dinamizam o ambiente escolar e promovem o protagonismo juvenil. Não só os pais de Camila estão felizes. Nós todos estamos orgulhosos por essa conquista, que tem um efeito multiplicador por toda a rede estadual de educação”, disse.

Durante o evento de premiação, realizado no dia 17 de dezembro, a estudante e a professora receberam um notebook e uma impressora. Já a escola, ganhou um laboratório de informática com dez computadores, impressora, projetor multimídia, telão para projeção e livros. Para Camila, o prêmio representa o reconhecimento de um trabalho realizado. “Foi um trabalho de quase um ano, um trabalho de pesquisa e de produção. Vou levar essa experiência para o resto da vida. A Olimpíada me deu a oportunidade de levar uma reflexão sobre o lugar onde eu vivo para todo o Brasil”, afirmou.

Camila, como muitas das famílias que vivem em Nazaré, tem na produção da farinha a sua base econômica. “A minha proximidade com a produção da farinha e o envolvimento com o Grupo de Pesquisa do Projeto de Contribuição para Indicação Geográfica da Farinha de Copioba, coordenado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), me deram o conhecimento e os argumentos para escrever o artigo”, contou a estudante.

Para a mãe da aluna, Célia Maria Gomes Conceição, o prêmio representa mais que o orgulho que sente da filha, significa a valorização da sua região. “É uma felicidade sem tamanho. Eu gosto de morar e ver o lugar em que vivo crescer. Ver uma aluna da zona rural chegar a uma Olimpíada desse porte e sair com uma medalha de ouro é ver que os sonhos são possíveis”, disse.

O incentivo à produção literária, em diversos gêneros textuais, faz parte da política de educação do Estado da Bahia, desenvolvida por meio de projetos estruturantes como o Tempos de Arte Literária (TAL). A iniciativa reafirma a experiência literária estudantil e a consciência crítica e social dos estudantes, além de exaltar a diversidade literária e cultural do Estado.

Olimpíada – A Olimpíada é desenvolvida pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A iniciativa tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras. Em 2014, o evento contou com a participação de 909 escolas da rede estadual da Bahia e 4.042 textos de todos os municípios baianos, sendo que 36 estudantes chegaram à etapa final da Olimpíada. Ao todo, foram mais de três milhões inscritos, de 5.014 municípios brasileiros. A Bahia foi o quarto estado em número de inscritos.